Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3586
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo da dinâmica da magnetização de fluidos magnéticos com interações dipolares
Autor(es): Cunha, Fabiano Augusto Lopes
Orientador(a): Guimarães, Andrey Barbosa
Membro da Banca: Guimarães, Andrey Barbosa
Membro da Banca: Cruz, Renato Ferreira da
Membro da Banca: Velasco, Lívio José
Resumo : Neste trabalho é apresentado estudos da dinâmica da magnetização de fluidos magnéticos considerando interações dipolares, por meio de dois modelos matemáticos. Os fluidos magnéticos para que seja usado em aplicações práticas ele deve ser estável com relação a formação de cadeias e agregados entre as partículas magnéticas. Para os resultados obtidos foi considerado as interações dipolares entre as nanopartículas magnéticas, verificando a intensidade de campo magnético e frações volumétricas de partículas. Esse procedimento inserido no trabalho é feito a partir de estudos e aplicações de dois modelos matemáticos, um sendo o modelo de Langevin e o outro modelo é o de Ivanov e Kutznetsova. Nos modelos citados considera-se um fluido magnético em equilíbrio, isto é, sem escoamentos e submetido a um campo magnético externo. Por meio da modelagem matemática apresentadas por equações que descrevem a dinâmica da magnetização, foi realizada uma comparação entre os modelos. De fato, o modelo de Langevin não considera interações dipolares, sendo ideal para estudos de fluidos magnéticos diluídos. Já o modelo de Ivanov e Kutznetsova, considerara interações dipolares entre trios de partículas, mostrando-se importante principalmente para fluidos magnéticos mais densos. Além disso, verificou-se por meio dos resultados obtidos as variações na magnetização em função da intensidade do campo magnético aplicado, descrito pelo parâmetro adimensional α, em função da fração volumétrica de partículas, ϕ, e em função do parâmetro responsável pelas interações dipolares, definido por λ.
Palavra-chave: Modelagem Matemática
fluido magnético
magnetização
interações dipolares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Matemática - CUA
Referência: CUNHA, Fabiano Augusto Lopes. Estudo da dinâmica da magnetização de fluidos magnéticos com interações dipolares. 2023. 50 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3586
Data defesa documento: 9-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Fabiano Augusto Lopes Cunha.pdf1.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.