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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Investigando falácia naturalista em livros didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no estado de Mato Grosso
Autor(es): Cruz, Flavio Vinicios Rodrigues da
Orientador(a): Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Pignati, Marina Teófilo
Membro da Banca: Machado, Marilia de Sousa
Resumo : Os livros didáticos são obras criadas por educadores e para educadores, bem como para estudantes. Suas principais funções são agrupar conhecimentos das disciplinas escolares, contextualizar aspectos históricos e científicos, abordar debates éticos, entre outros temas. A falácia naturalista se refere a um erro lógico de interpretação, que consiste em julgar algo como bom simplesmente porque é natural. A presença dessas falácias está relacionada a questões problemáticas, como o darwinismo social, eugenia, racismo e preconceitos. Dado o seu vínculo intrínseco com a biologia, é fundamental analisar como essas falácias são abordadas nessa ferramenta didática. Portanto, nosso objetivo foi analisar o viés de falácias naturalistas em livros de biologia do ensino médio. Para avaliar os livros didáticos de biologia, utilizamos a Análise Crítica de Discurso para identificar e argumentar sobre as falácias naturalistas presentes nos livros usados nas escolas estaduais de Mato Grosso, acessados através da plataforma Plurall. Nossos resultados demonstraram que o darwinismo social é mencionado sem a devida ênfase e com o uso de linguagem que ameniza a problemática. Em contrapartida, observamos uma abordagem de desconstrução dos preconceitos relacionados à identidade de gênero. Para estudos mais aprofundados, consideramos a possibilidade de investigar os vieses de falácias naturalistas em livros do Ensino Fundamental, com o intuito de analisar como esses conceitos estão sendo abordados nas escolas estaduais do Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: Textbooks are works created by educators for educators, as well as for students. Their main functions are to compile knowledge from school subjects, contextualize historical and scientific aspects, address ethical debates, among other topics. The naturalistic fallacy refers to a logical error of interpretation, which consists of judging something as good simply because it is natural. The presence of these fallacies is related to problematic issues such as social Darwinism, eugenics, racism, and prejudices. Given its intrinsic connection to biology, it is essential to analyze how these fallacies are addressed in this didactic tool. Therefore, our objective was to analyze the bias of naturalistic fallacies in high school biology textbooks. To evaluate biology textbooks, we used Critical Discourse Analysis to identify and argue about the naturalistic fallacies present in the books used in state schools in Mato Grosso, accessed through the Plurall platform. Our results showed that social Darwinism is mentioned without the necessary emphasis and with language that downplays the issue. In contrast, we observed an approach to deconstruct prejudices related to gender identity. For further studies, we consider the possibility of investigating biases of naturalistic fallacies in elementary school textbooks, with the aim of analyzing how these concepts are being addressed in state schools in Mato Grosso.
Palavra-chave: Livros didáticos
Falácias naturalistas
Darwinismo social
Eugenia
Preconceito
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textbooks
Naturalistic fallacies
Social Darwinism
Eugenics
Prejudice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: CRUZ, Flavio Vinicios Rodrigues da. Investigando falácia naturalista em livros didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no estado de Mato Grosso. 2023. 29 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3595
Data defesa documento: 13-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

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