Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-11-10T12:43:56Z-
dc.date.available2024-10-26-
dc.date.available2023-11-10T12:43:56Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da. Uma questão sociocientífica como proposta para promover o debate crítico sobre o racismo no contexto do ensino de genética. 2023. 38 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3596-
dc.description.abstractRacism has gained more and more strength over the centuries, and perhaps today it is found in the most silent and brutal form possible, that is, structural and veiled. The teaching of genetics can be totally linked to opposing the role of biology in the 18th and 19th centuries, where it was used to inferiorize black people, so that current genetic arguments show us the non-existence of human races, from the point of view biological. In this sense, the role of biology teaching becomes essential for raising such discussions within the classroom so that anti-racist perspectives can be mobilized. This work aims to develop a teaching tool that helps in the fight against racism (anti-racist education), for this purpose, a socio-scientific question was developed, so that it can, from there, promote discussion about racism within the school context of high school, in classes involving content related to genetics. The work was carried out within a qualitative perspective linked to Educational Design research, which encompasses the creation and development of educational projects and evaluations of pedagogical interventions, serving as a solution to complex problems that may exist within the field of educational practice. In this sense, it is essential that the role of Biology teaching is also to raise such discussions within the classroom to mobilize anti-racist perspectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-11-10T11:52:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da Silva.pdf: 1574138 bytes, checksum: 0f9d3eb943489877a5c8849b7c652a1a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com), reason: Verificar o acesso ao documento. on 2023-11-10T12:42:45Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-11-10T12:43:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da Silva.pdf: 1574138 bytes, checksum: 0f9d3eb943489877a5c8849b7c652a1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-11-10T12:43:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da Silva.pdf: 1574138 bytes, checksum: 0f9d3eb943489877a5c8849b7c652a1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-10T12:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da Silva.pdf: 1574138 bytes, checksum: 0f9d3eb943489877a5c8849b7c652a1a (MD5) Previous issue date: 2023-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleUma questão sociocientífica como proposta para promover o debate crítico sobre o racismo no contexto do ensino de genéticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Luana dos Anjos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674750361624537pt_BR
dc.contributor.referee3Pena, Graziele Borges de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751753277403309pt_BR
dc.description.resumoO racismo tem ganhado cada vez mais força com o passar dos séculos, e talvez hoje se encontre da forma mais silenciosa e brutal possível, ou seja, estrutural e velado. O ensino de genética pode estar totalmente atrelado em contrapor o papel da biologia nos séculos XVIII e XIX, onde se era usado para inferiorizar pessoas negras, de maneira que, os argumentos genéticos atuais nos mostram a não existências de raças humanas, do ponto de vista biológico. Nesse sentido, o papel do ensino de biologia se torna imprescindível para o levantamento de tais discussões dentro da sala de aula para que se possa mobilizar perspectivas antirracistas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de ensino que auxilie na luta contra o racismo (educação antirracista), para tanto, foi desenvolvido uma questão sociocientífica, para que se possa, a partir dela, promover discussão sobre o racismo dentro do contexto escolar do ensino médio, nas aulas envolvendo conteúdos relacionados a genética. O trabalho foi realizado dentro de uma perspectiva qualitativa atrelado a pesquisa de Design Educacional, que engloba a confecção e desenvolvimento de projetos educacionais e avaliações de intervenções pedagógicas, servindo como uma solução para problemas complexos que venham a existir dentro do campo da prática educativa. Neste sentido, se torna imprescindível que o papel do ensino de Biologia seja também, o de levantar tais discussões dentro da sala de aula para mobilizar as perspectivas antirracistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordRaçapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Genéticapt_BR
dc.subject.keywordQuestões Sociocientíficaspt_BR
dc.subject.keyword2Anti-racist educationpt_BR
dc.subject.keyword2Racept_BR
dc.subject.keyword2Teaching Biologypt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Geneticspt_BR
dc.subject.keyword2Socioscientific Issuespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da Silva.pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.