Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3596
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma questão sociocientífica como proposta para promover o debate crítico sobre o racismo no contexto do ensino de genética
Autor(es): Silva, Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da
Orientador(a): Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Ramos, Luana dos Anjos
Membro da Banca: Pena, Graziele Borges de Oliveira
Resumo : O racismo tem ganhado cada vez mais força com o passar dos séculos, e talvez hoje se encontre da forma mais silenciosa e brutal possível, ou seja, estrutural e velado. O ensino de genética pode estar totalmente atrelado em contrapor o papel da biologia nos séculos XVIII e XIX, onde se era usado para inferiorizar pessoas negras, de maneira que, os argumentos genéticos atuais nos mostram a não existências de raças humanas, do ponto de vista biológico. Nesse sentido, o papel do ensino de biologia se torna imprescindível para o levantamento de tais discussões dentro da sala de aula para que se possa mobilizar perspectivas antirracistas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de ensino que auxilie na luta contra o racismo (educação antirracista), para tanto, foi desenvolvido uma questão sociocientífica, para que se possa, a partir dela, promover discussão sobre o racismo dentro do contexto escolar do ensino médio, nas aulas envolvendo conteúdos relacionados a genética. O trabalho foi realizado dentro de uma perspectiva qualitativa atrelado a pesquisa de Design Educacional, que engloba a confecção e desenvolvimento de projetos educacionais e avaliações de intervenções pedagógicas, servindo como uma solução para problemas complexos que venham a existir dentro do campo da prática educativa. Neste sentido, se torna imprescindível que o papel do ensino de Biologia seja também, o de levantar tais discussões dentro da sala de aula para mobilizar as perspectivas antirracistas.
Resumo em lingua estrangeira: Racism has gained more and more strength over the centuries, and perhaps today it is found in the most silent and brutal form possible, that is, structural and veiled. The teaching of genetics can be totally linked to opposing the role of biology in the 18th and 19th centuries, where it was used to inferiorize black people, so that current genetic arguments show us the non-existence of human races, from the point of view biological. In this sense, the role of biology teaching becomes essential for raising such discussions within the classroom so that anti-racist perspectives can be mobilized. This work aims to develop a teaching tool that helps in the fight against racism (anti-racist education), for this purpose, a socio-scientific question was developed, so that it can, from there, promote discussion about racism within the school context of high school, in classes involving content related to genetics. The work was carried out within a qualitative perspective linked to Educational Design research, which encompasses the creation and development of educational projects and evaluations of pedagogical interventions, serving as a solution to complex problems that may exist within the field of educational practice. In this sense, it is essential that the role of Biology teaching is also to raise such discussions within the classroom to mobilize anti-racist perspectives.
Palavra-chave: Educação antirracista
Raça
Ensino de Biologia
Ensino de Genética
Questões Sociocientíficas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Anti-racist education
Race
Teaching Biology
Teaching Genetics
Socioscientific Issues
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Ciências Biológicas - CUA
Referência: SILVA, Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da. Uma questão sociocientífica como proposta para promover o debate crítico sobre o racismo no contexto do ensino de genética. 2023. 38 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3596
Data defesa documento: 20-Out-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Robert Wilkerson Theotonio Ferreira da Silva.pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.