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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O percurso de uma graduanda do curso de bacharelado em Enfermagem na iniciação científica
Autor(es): Guimarães, Ana Clara Ribeiro
Orientador(a): Pereira, Queli Lisiane Castro
Membro da Banca: Pereira, Queli Lisiane Castro
Membro da Banca: Silva, Priscilla Nicácio da
Membro da Banca: Santos, Arielle Carlos Costa dos
Resumo : O presente trabalho objetiva apresentar os produtos do percurso formativo na iniciação cientifica a partir da vivência de uma graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso. Trata-se de um estudo descritivo das produções cientificas da discente integrante do Programa de Iniciação Científica PIBIC nos anos 2020-2021 e 2021-2022 sob planos de trabalho "Pré- natal Indigena: recursos materiais, atividades e procedimentos" e; "Educação Interprofissional: Implantação do Plano Terapêutico Singular na Atenção Básica de Pontal do Araguaia", respectivamente. O percurso possibilitou a vivência de todas as etapas do método cientifico e resultou em sete produções cientificas, sendo quatro resumos publicados em anais de eventos, um capitulo de livro e dois artigos, a saber: capitulo de livro "Educação permanente em saúde e educação interprofissional: ferramentas para a implantação do o plano plano terapêutico singular na atenção básica", publicação do artigo "RÓWAIHU ÚTĚ - Qualificação de Técnicos de Enfermagem atuantes em território indigena", e o artigo cientifico que está em processo para publicação "Implantação do Plano Terapêutico Singular na Atenção Básica: fortalezas e possíveis obstáculos". A iniciação cientifica ofertada possibilitou aprender técnicas e métodos de pesquisa, aprimorar a escrita cientifica, apurar o pensamento crítico reflexivo, aprofundar conhecimento sobre subsistema de saúde indigena, pré-natal no contexto intercultural, educação interprofissional, prática interprofissional colaborativa e a sua importância para a educação permanente em saúde. Vivenciar a iniciação cientifica agregou melhor formação e preparo para o mundo do trabalho.
Resumo em lingua estrangeira: This present work aims to present the products of the formative journey in scientific initiation through the experience of an undergraduate student in the Undergraduate Nursing Program at the University Campus of Araguaia of the Federal University of Mato Grosso. It is a descriptive study of the scientific productions of the student participant in the Scientific Initiation Program (PIBIC) in the years 2020-2021 and 2021-2022 under the work plans "Indigenous Prenatal: material resources, activities, and procedures" and "Interprofessional Education: Implementation of the Singular Therapeutic Plan in Primary Care in Pontal do Araguaia," respectively. The journey enabled the experience of all stages of the scientific method and resulted in seven scientific productions, including four abstracts published in event proceedings, one book chapter, and two articles, namely, the book chapter "Permanent Health Education and Interprofessional Education: Tools for the Implementation of the Singular Therapeutic Plan in Primary Care," the article publication "ROWAIHU'UTÉ - Qualification of Indigenous Territory Nursing Technicians," and the scientific article that is in the process of publication, "Implementation of the Singular Therapeutic Plan in Primary Care: Strengths and Potential Obstacles." Scientific initiation offered the opportunity to learn research techniques and methods, enhance scientific writing, sharpen reflective critical thinking, deepen knowledge about the indigenous health subsystem, prenatal care in an intercultural context, interprofessional education, collaborative interprofessional practice, and its importance for continuing health education. Experiencing scientific initiation added to a better education and preparation for the world of work.
Palavra-chave: Pesquisas sobre Atenção à Saúde
Saúde de Populações Indigenas
Educação Interprofissional
Educação Continuada
Profissionais de Saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Health Care Research
Indigenous Population Health
Interprofessional Education
Continuing Education
Health Professionals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Enfermagem - CUA
Referência: GUIMARÃES, Ana Clara Ribeiro. O percurso de uma graduanda do curso de bacharelado em Enfermagem na iniciação científica. 2023. 63 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3616
Data defesa documento: 6-Out-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

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