Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3618
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento de pais e cuidadores sobre os primeiros socorros para crianças vítimas de acidentes domésticos
Autor(es): Czarniak, Ingrid de Lima
Orientador(a): Brito, Jackeline Gonçalves
Membro da Banca: Oliveira, Pâmela Roberta de
Membro da Banca: Santos, Thyego Mychell Moreira
Membro da Banca: Massmann, Patricia Fernandes
Resumo : INTRODUÇÃO: Os acidentes domésticos são comuns em crianças e são uma das principais causas de morbimortalidade infantil. Durante a pandemia, houve um aumento significativo do número de acidentes domésticos e, como consequência, o aumento de internações e óbitos de crianças e adolescentes. O conhecimento sobre como evitar e agir corretamente diante de um acidente doméstico é uma das principais estratégias para diminuir os números alarmantes que têm sido apresentados no Brasil e no mundo. O enfermeiro, em sua função de educador, pode realizar estas capacitações para disseminar saberes e contribuir para a prevenção dos acidentes. OBJETIVOS: Analisar os efeitos da capacitação realizada para pais e cuidadores de crianças sobre primeiros socorros em caso de acidentes domésticos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo antes e depois, com grupo único de comparação, realizado durante o mês de outubro de 2022, por meio de um questionário disponibilizado pelo Projeto Creche Segura (PCS), para pais e cuidadores de crianças matriculadas nas escolas do estudo. Os dados levantados foram processados no Microsoft Excel e analisados utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 24. RESULTADOS: Participaram 39 pais e cuidadores, predominantemente pais (64,10%). Sexo e faixa etária preponderante foram respectivamente, feminino (82,10%) e idade acima de 40 anos (43,50%). Mais da metade dos participantes afirmaram já terem participado de capacitação sobre primeiros socorros (64,1%). Houve aumento de acerto nas questões abordadas após a capacitação, com significância estatística (<0,05). Destacam-se o correto exercício diante das questões sobre queda, trauma dentário, choque elétrico e queimadura (100% de acertos). CONCLUSÃO: Após a capacitação sobre os primeiros socorros diante de acidentes domésticos, os pais e cuidadores se sentiram mais seguros para dialogar sobre o assunto e preparados para agir se porventura ocorresse algum dos acidentes listados.
Palavra-chave: primeiros socorros
crianças
acidentes domésticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Enfermagem - CUA
Referência: CZARNIAK, Ingrid de Lima. Conhecimento de pais e cuidadores sobre os primeiros socorros para crianças vítimas de acidentes domésticos. 2023. 29 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3618
Data defesa documento: 28-Jul-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Ingrid de Lima Czarniak.pdf8.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.