Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRegis, João Pedro Giorgetta-
dc.date.accessioned2023-11-22T16:34:58Z-
dc.date.available2023-11-01-
dc.date.available2023-11-22T16:34:58Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.citationREGIS, João Pedro Giorgetta. Processos de pré-produção para direção de fotografia digital: uma discussão a partir do projeto de curta metragem de ficção "Memória". 2023. 213 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3630-
dc.description.abstractThis course conclusion work discusses practices and methods of the creative pre-production stages related to digital photography direction, proposing the development of documents relating to this stage for the "Memória" project, a short fiction film in the horror genre. To this end, studies on creative processes in the field of arts are brought forward, such as the theory of genetic criticism, by Cecília Salles (2008), the possible cartographic path, by Otávio Miguel Chaves de Sousa and Renato Ferracini (2019), and discussions of Sílvio Anaz (2018) on the specificities of creation in cinema. Furthermore, I bring David Bordwell and Kristin Thompson (2013) with the book The Art of Cinema: An introduction, and 50 years of Light, Camera and Action by Edgar Moura (2001), where particularities of the image in cinema are discussed, as well as the role of photography direction in the process of making a film and its relationships with the characteristics of the horror genre. Finally, the documents prepared are presented, such as technical analysis of the script, decoupage, light map and photo board.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-11-22T16:34:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf: 4064763 bytes, checksum: 3b62eae92cd47b0ece0186dba08c4c22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T16:34:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf: 4064763 bytes, checksum: 3b62eae92cd47b0ece0186dba08c4c22 (MD5) Previous issue date: 2023-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos de pré-produção para direção de fotografia digital : uma discussão a partir do projeto de curta metragem de ficção "Memória"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee1Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555767806744471pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Beatriz Lobo de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8001940358541471pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso discute práticas e métodos das etapas criativas de préprodução relacionadas à direção de fotografia digital, propondo o desenvolvimento de documentos referentes a essa etapa para o projeto "Memória", curta de ficção do gênero terror. Para isso, são trazidos estudos sobre processos criativos no campo das artes como a teoria da crítica genética, de Cecília Salles (2008), o caminho cartográfico possível, de Otávio Miguel Chaves de Sousa e de Renato Ferracini (2019), e as discussões de Sílvio Anaz (2018) sobre as especificidades da criação no cinema. Além disso, trago David Bordwell e Kristin Thompson (2013) com o livro A Arte do Cinema: Uma introdução, e 50 anos Luz, Câmera e Ação de Edgar Moura (2001), onde são discutidas particularidades da imagem no cinema, bem como a atuação da direção de fotografia no processo de realização de um filme e suas relações com as características do gênero do terror. Por fim, são apresentados os documentos elaborados, como análise técnica do roteiro, decupagem, mapa de luz e foto board.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCinema e Audiovisual - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.subject.keywordDireção de fotografiapt_BR
dc.subject.keywordPré-produçãopt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordTerrorpt_BR
dc.subject.keyword2Direction of photographypt_BR
dc.subject.keyword2Pre-productionpt_BR
dc.subject.keyword2Creative processpt_BR
dc.subject.keyword2Horrorpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Cinema e Audiovisual

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf3.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.