Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Regis, João Pedro Giorgetta | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T16:34:58Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01 | - |
dc.date.available | 2023-11-22T16:34:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.citation | REGIS, João Pedro Giorgetta. Processos de pré-produção para direção de fotografia digital: uma discussão a partir do projeto de curta metragem de ficção "Memória". 2023. 213 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3630 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work discusses practices and methods of the creative pre-production stages related to digital photography direction, proposing the development of documents relating to this stage for the "Memória" project, a short fiction film in the horror genre. To this end, studies on creative processes in the field of arts are brought forward, such as the theory of genetic criticism, by Cecília Salles (2008), the possible cartographic path, by Otávio Miguel Chaves de Sousa and Renato Ferracini (2019), and discussions of Sílvio Anaz (2018) on the specificities of creation in cinema. Furthermore, I bring David Bordwell and Kristin Thompson (2013) with the book The Art of Cinema: An introduction, and 50 years of Light, Camera and Action by Edgar Moura (2001), where particularities of the image in cinema are discussed, as well as the role of photography direction in the process of making a film and its relationships with the characteristics of the horror genre. Finally, the documents prepared are presented, such as technical analysis of the script, decoupage, light map and photo board. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-11-22T16:34:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf: 4064763 bytes, checksum: 3b62eae92cd47b0ece0186dba08c4c22 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-22T16:34:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf: 4064763 bytes, checksum: 3b62eae92cd47b0ece0186dba08c4c22 (MD5) Previous issue date: 2023-10-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processos de pré-produção para direção de fotografia digital : uma discussão a partir do projeto de curta metragem de ficção "Memória" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Capanema, Letícia Xavier de Lemos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7534595274780129 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Capanema, Letícia Xavier de Lemos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7534595274780129 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0555767806744471 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Beatriz Lobo de Albuquerque | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8001940358541471 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso discute práticas e métodos das etapas criativas de préprodução relacionadas à direção de fotografia digital, propondo o desenvolvimento de documentos referentes a essa etapa para o projeto "Memória", curta de ficção do gênero terror. Para isso, são trazidos estudos sobre processos criativos no campo das artes como a teoria da crítica genética, de Cecília Salles (2008), o caminho cartográfico possível, de Otávio Miguel Chaves de Sousa e de Renato Ferracini (2019), e as discussões de Sílvio Anaz (2018) sobre as especificidades da criação no cinema. Além disso, trago David Bordwell e Kristin Thompson (2013) com o livro A Arte do Cinema: Uma introdução, e 50 anos Luz, Câmera e Ação de Edgar Moura (2001), onde são discutidas particularidades da imagem no cinema, bem como a atuação da direção de fotografia no processo de realização de um filme e suas relações com as características do gênero do terror. Por fim, são apresentados os documentos elaborados, como análise técnica do roteiro, decupagem, mapa de luz e foto board. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Cinema e Audiovisual - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção de fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pré-produção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terror | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Direction of photography | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pre-production | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Creative process | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Horror | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Cinema e Audiovisual |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf | 3.97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.