Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3630
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Processos de pré-produção para direção de fotografia digital : uma discussão a partir do projeto de curta metragem de ficção "Memória"
Autor(es): Regis, João Pedro Giorgetta
Orientador(a): Capanema, Letícia Xavier de Lemos
Membro da Banca: Capanema, Letícia Xavier de Lemos
Membro da Banca: Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana
Membro da Banca: Santos, Beatriz Lobo de Albuquerque
Resumo : Este trabalho de conclusão de curso discute práticas e métodos das etapas criativas de préprodução relacionadas à direção de fotografia digital, propondo o desenvolvimento de documentos referentes a essa etapa para o projeto "Memória", curta de ficção do gênero terror. Para isso, são trazidos estudos sobre processos criativos no campo das artes como a teoria da crítica genética, de Cecília Salles (2008), o caminho cartográfico possível, de Otávio Miguel Chaves de Sousa e de Renato Ferracini (2019), e as discussões de Sílvio Anaz (2018) sobre as especificidades da criação no cinema. Além disso, trago David Bordwell e Kristin Thompson (2013) com o livro A Arte do Cinema: Uma introdução, e 50 anos Luz, Câmera e Ação de Edgar Moura (2001), onde são discutidas particularidades da imagem no cinema, bem como a atuação da direção de fotografia no processo de realização de um filme e suas relações com as características do gênero do terror. Por fim, são apresentados os documentos elaborados, como análise técnica do roteiro, decupagem, mapa de luz e foto board.
Resumo em lingua estrangeira: This course conclusion work discusses practices and methods of the creative pre-production stages related to digital photography direction, proposing the development of documents relating to this stage for the "Memória" project, a short fiction film in the horror genre. To this end, studies on creative processes in the field of arts are brought forward, such as the theory of genetic criticism, by Cecília Salles (2008), the possible cartographic path, by Otávio Miguel Chaves de Sousa and Renato Ferracini (2019), and discussions of Sílvio Anaz (2018) on the specificities of creation in cinema. Furthermore, I bring David Bordwell and Kristin Thompson (2013) with the book The Art of Cinema: An introduction, and 50 years of Light, Camera and Action by Edgar Moura (2001), where particularities of the image in cinema are discussed, as well as the role of photography direction in the process of making a film and its relationships with the characteristics of the horror genre. Finally, the documents prepared are presented, such as technical analysis of the script, decoupage, light map and photo board.
Palavra-chave: Direção de fotografia
Pré-produção
Processo criativo
Terror
Palavra-chave em lingua estrangeira: Direction of photography
Pre-production
Creative process
Horror
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Cinema e Audiovisual - CUC
Referência: REGIS, João Pedro Giorgetta. Processos de pré-produção para direção de fotografia digital: uma discussão a partir do projeto de curta metragem de ficção "Memória". 2023. 213 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3630
Data defesa documento: 23-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Cinema e Audiovisual

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_João Pedro Giorgetta Regis.pdf3.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.