Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Allana Calil Dotto-
dc.date.accessioned2023-11-23T15:38:14Z-
dc.date.available2023-11-01-
dc.date.available2023-11-23T15:38:14Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.identifier.citationSILVA, Allana Calil Dotto. Leos Carax, órfão do caos no Cinéma du look. 2023. 152 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3634-
dc.description.abstractThe Cinéma du look emerged in France during the 1980s and brought a new aesthetic perspective and narrative to french cinema at the time. The main objective of this study is to analyze the contributions of director Leos Carax to this period, with a specific focus on the works produced between 1981 and 1989. The research contextualizes this period historically and explores its stylistic characteristics, highlighting how Carax incorporated them into his productions, aiming to fill a gap in Portuguese-language knowledge on the subject. The study also investigates the reception of these works in Brazil through contemporary film reviews. Two specific films by the director, Boy meets girl (1984) and Mauvais sang (1986), are analyzed based on the perspectives presented by Raphael Bassan (1989), Phil Powrie (1997), Fergus Daly, and Garin Dowd (2019). It is concluded, therefore, that Leos Carax played a fundamental role in the evolution of Cinéma du look, influencing the development of cinematic style and thus contributing to the consolidation of a new perspective on French cinema at the time.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-11-23T15:38:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Allana Calil Dotto Silva.pdf: 1177636 bytes, checksum: ea2461eac6efd365c76165ec1a601216 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T15:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Allana Calil Dotto Silva.pdf: 1177636 bytes, checksum: ea2461eac6efd365c76165ec1a601216 (MD5) Previous issue date: 2023-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeos Carax, órfão do caos no Cinéma du lookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Esteves, Leonardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5298571704590077pt_BR
dc.contributor.referee1Esteves, Leonardo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5298571704590077pt_BR
dc.contributor.referee2Murari, Lucas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8257832830854711pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Sabrina Tenório Luna da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5173240380964251pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1872206390141347pt_BR
dc.description.resumoO Cinéma du look surgiu na França durante a década de 1980 e trouxe uma nova perspectiva estética e narrativa para o cinema francês da época. O principal objetivo deste estudo consiste em analisar as contribuições do diretor Leos Carax para esse período, com um enfoque específico nas obras produzidas entre 1981 e 1989. A pesquisa situa esse período historicamente e explora suas características estilísticas, ressaltando como Carax as incorporou em suas produções, buscando preencher uma lacuna no conhecimento produzido em língua portuguesa sobre o assunto em questão. O estudo também investiga a recepção dessas obras no Brasil por meio de críticas cinematográficas da época. Dois filmes específicos do diretor, Boy meets girl (1984) e Sangue ruim (1986), são analisados a partir das perspectivas levantadas por Raphael Bassan (1989), Phil Powrie (1997), Fergus Daly e Garin Dowd (2019). Conclui-se, portanto, que Leos Carax desempenhou um papel fundamental na evolução do Cinéma du look, influenciando o desenvolvimento do estilo cinematográfico e contribuindo assim para a consolidação de uma nova perspectiva em relação ao cinema francês da época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCinema e Audiovisual - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.subject.keywordCinéma du lookpt_BR
dc.subject.keywordCinema francêspt_BR
dc.subject.keywordNeobarrocopt_BR
dc.subject.keyword2Cinéma du lookpt_BR
dc.subject.keyword2French cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Neo baroquept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Cinema e Audiovisual

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Allana Calil Dotto Silva.pdf1.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.