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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3634
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Leos Carax, órfão do caos no Cinéma du look |
Autor(es): | Silva, Allana Calil Dotto |
Orientador(a): | Esteves, Leonardo Gomes |
Membro da Banca: | Esteves, Leonardo Gomes |
Membro da Banca: | Murari, Lucas |
Membro da Banca: | Silva, Sabrina Tenório Luna da |
Resumo : | O Cinéma du look surgiu na França durante a década de 1980 e trouxe uma nova perspectiva estética e narrativa para o cinema francês da época. O principal objetivo deste estudo consiste em analisar as contribuições do diretor Leos Carax para esse período, com um enfoque específico nas obras produzidas entre 1981 e 1989. A pesquisa situa esse período historicamente e explora suas características estilísticas, ressaltando como Carax as incorporou em suas produções, buscando preencher uma lacuna no conhecimento produzido em língua portuguesa sobre o assunto em questão. O estudo também investiga a recepção dessas obras no Brasil por meio de críticas cinematográficas da época. Dois filmes específicos do diretor, Boy meets girl (1984) e Sangue ruim (1986), são analisados a partir das perspectivas levantadas por Raphael Bassan (1989), Phil Powrie (1997), Fergus Daly e Garin Dowd (2019). Conclui-se, portanto, que Leos Carax desempenhou um papel fundamental na evolução do Cinéma du look, influenciando o desenvolvimento do estilo cinematográfico e contribuindo assim para a consolidação de uma nova perspectiva em relação ao cinema francês da época. |
Resumo em lingua estrangeira: | The Cinéma du look emerged in France during the 1980s and brought a new aesthetic perspective and narrative to french cinema at the time. The main objective of this study is to analyze the contributions of director Leos Carax to this period, with a specific focus on the works produced between 1981 and 1989. The research contextualizes this period historically and explores its stylistic characteristics, highlighting how Carax incorporated them into his productions, aiming to fill a gap in Portuguese-language knowledge on the subject. The study also investigates the reception of these works in Brazil through contemporary film reviews. Two specific films by the director, Boy meets girl (1984) and Mauvais sang (1986), are analyzed based on the perspectives presented by Raphael Bassan (1989), Phil Powrie (1997), Fergus Daly, and Garin Dowd (2019). It is concluded, therefore, that Leos Carax played a fundamental role in the evolution of Cinéma du look, influencing the development of cinematic style and thus contributing to the consolidation of a new perspective on French cinema at the time. |
Palavra-chave: | Cinéma du look Cinema francês Neobarroco |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Cinéma du look French cinema Neo baroque |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Curso: | Cinema e Audiovisual - CUC |
Referência: | SILVA, Allana Calil Dotto. Leos Carax, órfão do caos no Cinéma du look. 2023. 152 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3634 |
Data defesa documento: | 24-Out-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Cinema e Audiovisual |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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