Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3635
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão no ensino de química : uma análise de produções e tendências voltadas à deficiência visual |
Autor(es): | Bulhões, Carlos Gabriel Araújo |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Silva, Carmem Adriana da |
Resumo : | A área de pesquisa em Ensino de Química vem ganhando constantes contribuições nos últimos anos, levantamentos, estudos, propostas didáticas e intervenções são publicadas periodicamente em eventos científicos. Neste mesmo contexto, dados do INEP (2014) revelaram um aumento significativo de alunos com deficiência matriculados no ensino regular, dessa forma, emergem inúmeras discussões no campo da pesquisa a respeito do processo de inclusão, com o objetivo de diagnosticar quais as posturas e atitudes tem sido tomada por parte dos responsáveis, e se, essas posturas têm colaborado para uma inclusão efetiva. — Já refletiu sobre como é o ensino de química para alunos com deficiência? Quais as ferramentas e/ou quais as tendências estão sendo levantadas e discutidas no campo da pesquisa para esse grupo? É possível aluno com deficiência aprender química? Como é realizada as experimentações para esses alunos? Diante esses questionamentos, objetivou-se nesse trabalho de conclusão de curso examinar por meio do estado da questão como estão sendo abordados na literatura o ensino de química para pessoas com deficiência e, quais as tendências de pesquisas, com foco na deficiência visual, analisando trabalhos publicados sobre a temática em eventos acadêmico-científicos, sendo, as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), os Congressos Brasileiros de Química (CBQ), os Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ) e os Simpósios Brasileiros de Educação Química (SIMPEQUI). Os dados obtidos possibilitaram observar um gradativo crescimento na área de pesquisa em ensino de química, em específico a de inclusão voltada a pessoas com deficiência visual, dessa forma, foi possível observar que tem-se produzido expressivamente estudos bibliográficos e propostas de materiais didáticos relacionados a essa problemática, com predominância para deficiência visual, entretanto, ainda é necessário direcionar mais esforços e pesquisas para este campo, visto que, essas contribuições parecem permanecer somente no campo da pesquisa, ou seja, não alcançando efetivamente as salas de aula e promovendo um processo de inclusão eficaz. |
Palavra-chave: | Ensino de química Inclusão Deficiência visual Eventos científicos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | BULHÕES, Carlos Gabriel Araújo. Inclusão no ensino de química: uma análise de produções e tendências voltadas à deficiência visual. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3635 |
Data defesa documento: | 11-Fev-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Carlos Gabriel Araújo Bulhões.pdf | 864.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.