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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
Autor(es): Ribeiro, Carmem Corrêa
Orientador(a): Denardi, Ângela
Membro da Banca: Denardi, Ângela
Membro da Banca: Pereira, Mayara Peron
Membro da Banca: Oliveira, Rennan Carlos de
Resumo : Os livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula.
Palavra-chave: Livro didático
Ensino de química
Polímeros
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: RIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636
Data defesa documento: 6-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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