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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3638
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Multiplicidade de materiais didáticos como estratégia de ensino e aprendizagem em escola indígena |
Autor(es): | Moraes, Caroline Auxiliadora Ribeiro de |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Souza, Lidiane Pereira de |
Membro da Banca: | Silva Junior, Rosan Chaves |
Resumo : | O direito a diversidade e a pluralidade de sujeitos tem promovido grandes desafios para a educação do país. Um desses desafios é garantir uma aprendizagem se dá nas interações sociais, envolvendo processos exteriores e interiores a partir de uma prática docente que tenha a interação com o aluno como uma ferramenta essencial, fornecendo indicadores para o professor na elaboração de estratégias pedagógicas que atendam as singularidades dos sujeitos. Compreendemos que o interesse para estudar e aprender Química pode ser alcançado, com uma ação também criativa do professor, por exemplo, a partir da utilização de material didático que tenha sentido para o aluno. O professor deve contextualizar as aulas de Química com as vivências, com a realidade escolar, com uma educação para a vida e integrar o conteúdo a ser trabalhado com o cotidiano. Consideramos que cada recurso tem sua especificidade e pode contribuir com a aprendizagem de modo particular. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Qual a importância, na perspectiva do professor, de utilizar diferentes materiais didáticos como estratégia de ensino no sentido de possibilitar aprendizagem em uma educação intercultural? Assim, o objetivo deste estudo é investigar os diferentes tipos de materiais didáticos utilizados por professores indígenas e sua importância para a promoção do ensino e aprendizagem em contexto intercultural. Justifica-se este estudo sobre a temática dos materiais didáticos situada na escola indígena, pois tomamos por referência um projeto de pesquisa e extensão que envolveu múltiplos materiais combinados com uma formação continuada voltada para a Ciências da Natureza na Educação Básica, em especial a Química. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, a coleta de dados tomou por referência tanto uma oficina temática, em especial o seu material didático, os vídeos e a sequência didática criada quanto a utilização de um questionário como instrumento de pesquisa. Os dados foram coletados junto a uma professora indígena, participante do projeto de extensão, depois foram analisados e organizados em uma perspectiva construtivo-interpretativo. Os resultados apontam que a docente tem a preocupação em relacionar a linguagem do povo com a linguagem cientifica, faz-se uso de uma multiplicidade de materiais didáticos considerando a realidade escolar e o conhecimento do seu povo, o que nos remete às múltiplas finalidades dos materiais didáticos, à sua importância para compreender o mundo, para buscar temáticas atualizadas e as possibilidades de se chegar às narrativas, à prática da língua materna e aos vocabulários do povo. |
Palavra-chave: | Ensino de química Materiais didáticos Educação indígena Estratégia de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | MORAES, Caroline Auxiliadora Ribeiro de. Multiplicidade de materiais didáticos como estratégia de ensino e aprendizagem em escola indígena. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3638 |
Data defesa documento: | 5-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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