Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3641
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um diálogo sobre educação ambiental feito com professores indígenas a partir da análise de água
Autor(es): Silva, Isabela Ferreira Moreira da
Orientador(a): Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Souza, Hellen Cristina de
Resumo : A Educação Ambiental possui o objetivo de provocar mudanças voltadas para atitudes que assumem valores éticos, morais e que contribuem de forma significativa na preservação do meio ambiente, desse modo, o papel dos professores se torna essencial na constituição do ser humano. O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre formação de professores e Educação Ambiental, tendo como referência a importância das práticas pedagógicas, da diversidade cultural e da perspectiva dos professores indígenas participantes de oficina sobre a temática água. A metodologia é qualitativa do tipo construtivo-interpretativa. A obtenção dos dados foi realizada em diferentes etapas. Primeiramente, foi realizada uma etapa bibliográfica na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) com a qual buscou-se por temas pertinentes referentes à formação de professores indígenas, temática água e Educação Ambiental. Em uma segunda etapa, realizaram-se as experimentações preliminares em um laboratório da UFMT, para planejamento prévio de uma oficina sobre Educação Ambiental com a temática análise de água a ser realizada com professores indígenas no município de Sapezal-MT. Na terceira etapa, referente à oficina, foi realizado com os professores indígenas alguns experimentos como acidez e basicidade da água, oxigênio dissolvido, evapotranspiração e análise de parâmetros microscópicos de água. Na quarta etapa, foi aplicado um questionário para sete professores participantes da oficina. Os resultados obtidos trazem a percepção dos professores através de expressões referentes ao cuidado com a natureza, com o ecossistema e a preocupação com impactos do tipo poluição, efeito estufa, desmatamento e lixo no rio. Também trazem a importância de atitudes como coleta seletiva, conscientização, capacitação, preservação e proteção aos animais. Além disso, ressaltam a falta dos poderes públicos e da sociedade indígena em relação aos cuidados com o meio ambiente. Neste contexto, compreende-se que a Educação Ambiental ainda tem um longo caminho a percorrer para ser compreendida, analisada e problematizada. A formação dos professores deve ser contínua, dando ênfase na construção de conhecimentos, na experimentação e em diversos assuntos que contribuam para a valorização de temáticas ambientais. Além disso, o cuidado com o ambiente na perspectiva da Educação Ambiental salientada pelos professores, apesar de não ser inédito, nos mostra a relação da necessidade de cuidado, preservação, e um olhar mais atento para as atitudes humanas em prol da manutenção e preservação de nosso ecossistema.
Palavra-chave: Educação ambiental
Professores indígenas
Formação humana
Análise de água
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Isabela Ferreira Moreira da. Um diálogo sobre educação ambiental feito com professores indígenas a partir da análise de água. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3641
Data defesa documento: 6-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Isabela Ferreira Moreira da Silva.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.