Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3643
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Presença de mulheres nas ciências e as dificuldades de estarem a frente de projetos |
Autor(es): | Arruda, Isabelle do Nascimento |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Alencar, Sônia Biaggi Alves de |
Membro da Banca: | Souza, Catiex Rodrigues de |
Resumo : | Este trabalho partiu da ideia da análise da presença de mulheres nas ciências e as dificuldades de estarem à frente de projetos, tendo como inquietação central as dificuldades a serem enfrentadas quando se é mulher à frente de projetos científicosacadêmicos. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi dar visibilidade à grandeza das mulheres ao enfrentarem seu lugar na pesquisa e na manutenção de seus projetos de pesquisas, bem como conhecer as dificuldades e obstáculos diante de um projeto de extensão. Portanto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa e exploratória tendo como recurso central um questionário. Fez-se, então, primeiramente um levantamento bibliográfico sobre mulheres nas ciências e suas conquistas e realizações. A coleta de informações foi realizada no contexto do projeto de extensão “Educação científica em contexto intercultural” desenvolvido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens (LIQUIDA) da UFMT em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Tangará da Serra), com o Coletivo da Terra (do município de Tangará da Serra e região) e com a Rede Terra como princípio educativo. O levantamento se deu por meio de formulário do Google Forms enviado para dez mulheres: pesquisadoras, mestrandas, doutorandas, graduandas e professoras participantes do referido projeto. Para além do questionário, foi realizada uma coleta de dados sobre mulheres que estão à frente dos grupos de pesquisa, feito no site do Departamento de Química e da Licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Os resultados mostram que as pesquisadoras do projeto de extensão são de diversas áreas, sendo o maior número das ciências humanas e exatas e da terra. Elas atuam como professoras, desde recentemente, há 4 anos, ou desde longa data, há mais de 34 e 39 anos, compartilhando conhecimentos, e experiências que passam de gerações. Observa-se que grande parte teve dificuldades em suas áreas de formação, principalmente nos anos iniciais do curso. Há dificuldades de se manter um projeto quando se é mulher, principalmente quando se é mãe, há também desigualdades e silenciamentos das mulheres quando se estão nos projetos. |
Palavra-chave: | Mulheres na ciência Carreira científica Projeto de extensão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | ARRUDA, Isabelle do Nascimento. Presença de mulheres nas ciências e as dificuldades de estarem a frente de projetos. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3643 |
Data defesa documento: | 9-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Isabelle do Nascimento Arruda.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.