Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Stiz, Janaína da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T15:17:57Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19 | - |
dc.date.available | 2023-11-27T15:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
dc.identifier.citation | STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-21T14:43:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Janaína da Silva Stiz.pdf: 1062310 bytes, checksum: e7e9694a4b7c1460ea228635bea9d238 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-27T15:17:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Janaína da Silva Stiz.pdf: 1062310 bytes, checksum: e7e9694a4b7c1460ea228635bea9d238 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-27T15:17:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Janaína da Silva Stiz.pdf: 1062310 bytes, checksum: e7e9694a4b7c1460ea228635bea9d238 (MD5) Previous issue date: 2022-07-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Floriano, Léo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1627377738648438 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Álef Vinicius de Jesus | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7418420340383436 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9927720605618134 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação inicial | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Janaína da Silva Stiz.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.