Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
Autor(es): Stiz, Janaína da Silva
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Floriano, Léo da Silva
Membro da Banca: Silva, Álef Vinicius de Jesus
Resumo : Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa.
Palavra-chave: Formação de professores
Ensino de química
Formação inicial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
Data defesa documento: 13-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Janaína da Silva Stiz.pdf1.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.