Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3646
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contextualização de modelos atômicos a partir da percepção das cores : ensino e dificuldades de aprendizagem |
Autor(es): | Fontana, Lorena Tathiely Peres |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Rodrigues, João Vicente Jorge |
Resumo : | A abordagem dos fenômenos naturais como base para o aprofundamento nos conteúdos químicos é algo a ser colocado em prática, para que os estudantes encontrem sentido e superem dificuldades na aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo de ensino e aprendizagem, bem como entender as dificuldades dos alunos para se ter um melhor entendimento conceitual, mediante uma contextualização da História da Ciência sobre modelos atômicos e a percepção das cores. Este trabalho utilizou uma oficina temática denominada “A química das cores”, proporcionando às discentes da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química, do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Mato Grosso, Campus Cuiabá, uma participação ativa e uma forma diferente de se relacionar com o ensino de Química. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa, sendo delineado por elementos característicos de um estudo de caso. Foi utilizado como instrumento para a oficina um kit experimental e para a coleta de dados dois questionários. Na oficina foram utilizados conceitos físicos como a emissão de luz, e conceitos químicos como as reações fotoquímicas, para a contextualização dos modelos atômicos até Bohr e então explicar o espectro visível e os conceitos necessários para compreensão da percepção das cores utilizando o kit experimental: “Uma fantástica viagem ao mundo das cores e sensações”, produzido pela Universidade de São Paulo. Percebeu-se que nas respostas aos questionários uma das discentes apresentavam suas dificuldades de aprendizado como sendo o déficit de atenção, e alguns conceitos químicos estavam próximos do esperado, porém tímidos como no caso da relação feita entre a teoria quântica e os números quânticos. No segundo questionário, utilizado após a oficina, as duas discentes já apresentavam palavras com fótons, ondas e conceitos mais aprofundados sobre a temática das cores como: refração da luz e os fenômenos químicos envolvidos. Este trabalho proporcionou um novo olhar para as dificuldades da aprendizagem, direcionando-o para encontrar formas de superá-las no ambiente escolar, e também para o interessante uso de temáticas e kits experimentais, visando ligar os conhecimentos prévios dos estudantes aos processos naturais vivenciados diariamente. |
Resumo em lingua estrangeira: | The approach of natural phenomena as a basis for deepening chemical content is something to be put into practice, so that students find meaning and overcome difficulties in learning. The objective of this research was to understand the teaching and learning process, as well as to understand the difficulties of students to have a better conceptual understanding, through a contextualization of the History of Science on atomic models and the perception of colors. This work used a thematic workshop called "The chemistry of colors", providing the students of the Instrumentation for Chemistry Teaching course, of the Degree in Chemistry of the University of Mato Grosso, Cuiabá campus, an active participation and a different way of relate to the teaching of chemistry. This work had a qualitative approach, being outlined by characteristic elements of a case study. An experimental kit was used as an instrument for the workshop and two questionnaires for data collection. In the workshop, physical concepts such as light emission and chemical concepts such as photochemical reactions were used to contextualize the atomic models up to Bohr and then explain the visible spectrum and the concepts necessary for understanding the perception of colors using the experimental kit: “A fantastic journey into the world of colors and sensations”, produced by the University of São Paulo. It was noticed that in the answers to the questionnaires, one of the students presented their learning difficulties as the attention deficit, and some chemical concepts were close to what was expected, but shy as in the case of the relationship made between quantum theory and quantum numbers. In the second questionnaire, used after the workshop, the two students already presented words with photons, waves and more in-depth concepts on the theme of colors such as: light refraction and the chemical phenomena involved. This work provided a new look at learning difficulties, directing it to find ways to overcome them in the school environment, and also for the interesting use of themes and experimental kits, aiming to link students' previous knowledge to the natural processes experienced daily. |
Palavra-chave: | Ensino de química A química das cores Modelos atômicos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemistry teaching The chemistry of colors Atômic models |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | FONTANA, Lorena Tathiely Peres. Contextualização de modelos atômicos a partir da percepção das cores: ensino e dificuldades de aprendizagem. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3646 |
Data defesa documento: | 29-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Lorena Tathiely Peres Fontana.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.