Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3647
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As dificuldades na aprendizagem de química na perspectiva de discentes de Licenciatura em Química
Autor(es): Silva, Odilon Leonardo do Carmo
Orientador(a): Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Alencar, Sonia Biaggi Alves de
Resumo : Ao abordar a perspectiva do discente em relação ao ensino e aprendizagem de Química entramos num processo de identificar e analisar alguns fatores que podem dificultar o desenvolvimento no ensino e aprendizagem, e de como isso afeta o discente durante sua graduação. O presente trabalho de conclusão de curso procurou realizar um estudo de caso em que buscaram-se investigar a percepção de três discentes do curso de licenciatura em Química acerca dos determinados fatores que proporcionam as dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem e ensino de Química. Para chegar ao ponto principal foi necessário realizar uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas virtuais e individuais seguindo os procedimentos do roteiro da entrevista, as análises das informações buscaram compreender: a) Quais as dificuldades encontradas; b) Interação dos conteúdos vistos no Ensino Médio com a graduação; c) O impacto das dificuldades de aprendizagem na formação profissional; d) Impacto da didática do professor. A análise das respostas foi de cunho construtivointerpretativa abordando referenciais estudados para realização do trabalho. Os resultados nos mostraram a dificuldade para compreender conceitos químicos, a importância das práticas docentes e os impactos que elas causam no futuro profissional do licenciando em Química. Há impactos significativos, tais como: procurar uma mistura de reflexão e elaboração permanente calcada nas práticas, analisar a escola como um todo, compreender que as experiências envolvem frustração e entusiasmo para com os conteúdos escolares, as suas estratégias e a profissão, de maneira a limitar ou favorecer a sua prática educativa.
Resumo em lingua estrangeira: When approaching the student's perspective in relation to the teaching and learning of Chemistry, we enter a process of identifying and analyzing some factors that can hinder the development in teaching and learning, and how this affects the student during his graduation. The present course conclusion work sought to carry out a case study in which we sought to investigate the perception of three students of the degree in Chemistry about the certain factors that provide the difficulties in the development of learning and teaching of Chemistry. To reach the main point, it was necessary to carry out field research, through virtual and individual interviews following the procedures of the interview script, the analysis of the information sought to understand: a) What difficulties were encountered; b) Interaction of contents seen in High School with graduation; c) the impact of learning difficulties on professional training; d) Impact of the teacher's didactics. The analysis of the answers was of a constructive-interpretative nature, approaching the studied references to carry out the work. The results showed us the difficulty in understanding chemical concepts, the importance of teaching practices and the impacts they cause on the future professional of the undergraduate in Chemistry. There are significant impacts, such as: seeking a mixture of reflection and permanent elaboration based on practices, analyzing the school as a whole, understanding that experiences involve frustration and enthusiasm for school content, its strategies and the profession, in order to limit or favor their educational practice.
Palavra-chave: Ensino de química
Dificuldades na aprendizagem
Práticas pedagógicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching chemistry
Difficulties in learning
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Odilon Leonardo do Carmo. As dificuldades na aprendizagem de química na perspectiva de discentes de Licenciatura em Química. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3647
Data defesa documento: 17-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Odilon Leonardo do Carmo Silva.pdf747.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.