Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Odilon Leonardo do Carmo-
dc.date.accessioned2023-11-27T15:46:01Z-
dc.date.available2022-03-29-
dc.date.available2023-11-27T15:46:01Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationSILVA, Odilon Leonardo do Carmo. As dificuldades na aprendizagem de química na perspectiva de discentes de Licenciatura em Química. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3647-
dc.description.abstractWhen approaching the student's perspective in relation to the teaching and learning of Chemistry, we enter a process of identifying and analyzing some factors that can hinder the development in teaching and learning, and how this affects the student during his graduation. The present course conclusion work sought to carry out a case study in which we sought to investigate the perception of three students of the degree in Chemistry about the certain factors that provide the difficulties in the development of learning and teaching of Chemistry. To reach the main point, it was necessary to carry out field research, through virtual and individual interviews following the procedures of the interview script, the analysis of the information sought to understand: a) What difficulties were encountered; b) Interaction of contents seen in High School with graduation; c) the impact of learning difficulties on professional training; d) Impact of the teacher's didactics. The analysis of the answers was of a constructive-interpretative nature, approaching the studied references to carry out the work. The results showed us the difficulty in understanding chemical concepts, the importance of teaching practices and the impacts they cause on the future professional of the undergraduate in Chemistry. There are significant impacts, such as: seeking a mixture of reflection and permanent elaboration based on practices, analyzing the school as a whole, understanding that experiences involve frustration and enthusiasm for school content, its strategies and the profession, in order to limit or favor their educational practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-24T13:34:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Odilon Leonardo do Carmo Silva.pdf: 765715 bytes, checksum: 1142c8e1f5ad0793b06d297386fc48ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-27T15:46:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Odilon Leonardo do Carmo Silva.pdf: 765715 bytes, checksum: 1142c8e1f5ad0793b06d297386fc48ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T15:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Odilon Leonardo do Carmo Silva.pdf: 765715 bytes, checksum: 1142c8e1f5ad0793b06d297386fc48ff (MD5) Previous issue date: 2022-03-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs dificuldades na aprendizagem de química na perspectiva de discentes de Licenciatura em Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484650266886844pt_BR
dc.contributor.referee3Alencar, Sonia Biaggi Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673110377439574pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8383102553624774pt_BR
dc.description.resumoAo abordar a perspectiva do discente em relação ao ensino e aprendizagem de Química entramos num processo de identificar e analisar alguns fatores que podem dificultar o desenvolvimento no ensino e aprendizagem, e de como isso afeta o discente durante sua graduação. O presente trabalho de conclusão de curso procurou realizar um estudo de caso em que buscaram-se investigar a percepção de três discentes do curso de licenciatura em Química acerca dos determinados fatores que proporcionam as dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem e ensino de Química. Para chegar ao ponto principal foi necessário realizar uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas virtuais e individuais seguindo os procedimentos do roteiro da entrevista, as análises das informações buscaram compreender: a) Quais as dificuldades encontradas; b) Interação dos conteúdos vistos no Ensino Médio com a graduação; c) O impacto das dificuldades de aprendizagem na formação profissional; d) Impacto da didática do professor. A análise das respostas foi de cunho construtivointerpretativa abordando referenciais estudados para realização do trabalho. Os resultados nos mostraram a dificuldade para compreender conceitos químicos, a importância das práticas docentes e os impactos que elas causam no futuro profissional do licenciando em Química. Há impactos significativos, tais como: procurar uma mistura de reflexão e elaboração permanente calcada nas práticas, analisar a escola como um todo, compreender que as experiências envolvem frustração e entusiasmo para com os conteúdos escolares, as suas estratégias e a profissão, de maneira a limitar ou favorecer a sua prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordDificuldades na aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keyword2Teaching chemistrypt_BR
dc.subject.keyword2Difficulties in learningpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical practicespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Odilon Leonardo do Carmo Silva.pdf747.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.