Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Paulo da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-27T15:51:30Z-
dc.date.available2022-03-28-
dc.date.available2023-11-27T15:51:30Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Paulo da Silva. A bioquímica no ensino superior: uma visão de sua interdisciplinaridade advinda do estágio docência. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3648-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-24T14:46:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Paulo da Silva Medeiros.pdf: 1295624 bytes, checksum: 96e72cf7874dec4c133d08d55c8e7760 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-27T15:51:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Paulo da Silva Medeiros.pdf: 1295624 bytes, checksum: 96e72cf7874dec4c133d08d55c8e7760 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T15:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Paulo da Silva Medeiros.pdf: 1295624 bytes, checksum: 96e72cf7874dec4c133d08d55c8e7760 (MD5) Previous issue date: 2022-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA bioquímica no ensino superior : uma visão de sua interdisciplinaridade advinda do estágio docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Massola, Bruna Cristina Prolo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5411019979944472pt_BR
dc.contributor.referee3Correia, Francyele dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5278322635219249pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260121231635402pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o contexto do processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica tendo como foco o princípio pedagógico do ensino interdisciplinar e suas aplicações no ensino superior. Está baseado numa contextualização dos movimentos históricos, de concepção interdisciplinar, da relação das ciências Química e Bioquímica, e como os professores e o programa de pós-graduação desenvolvem essa concepção pedagógica no ensino superior. A metodologia aplicada à pesquisa utiliza-se da Epistemologia Qualitativa que é expressa por Rossato e Mitjáns Martínez (2018) baseada na análise construtivo-interpretativa, tendo como sujeitos de pesquisa, dois discentes do Estágio Docência do Programa de Pós-Graduação em Química e Ciências da Saúde (PPGQ e PPGCS). Os discentes responderam a um questionário composto de seis questões, as quais eram constituídas de indagações pertinentes ao ensino de Bioquímica, suas aplicações no cotidiano, no ensino superior e na sua conciliação com a interdisciplinaridade e a análise dos resultados seu deu através de nossos indicadores, ou seja, a interdisciplinaridade e a sua correlação com a Bioquímica no Ensino Superior. Os resultados analisados elucidaram como estão distribuídos a ementa da disciplina de Bioquímica nos cursos que ofertam a disciplina na UFMT campus Cuiabá, inclusive para os cursos de Química. verificou-se que a partir da interação e integração dos saberes e das concepções pedagógicas da interdisciplinaridade chegamos a vários pontos de vista, englobando muitos mais assuntos, relacionados ao cotidiano, como o processo bioquímico de desnaturação de proteínas, aos alimentos, atividade de enzimas presentes nos alimentos, do escurecimento de fruta, à saúde, contribuindo para uma construção fundamental no desenvolvimento do estudante, no qual esse compreender melhor, às questões do cotidiano, o que tange a sua formação como pessoa ativa nas suas ações e no seu fazer para com a sociedade, o espaço globalizado e o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordEstágio docênciapt_BR
dc.subject.keywordBioquímicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPrincípio pedagógicopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Paulo da Silva Medeiros.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.