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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A bioquímica no ensino superior : uma visão de sua interdisciplinaridade advinda do estágio docência
Autor(es): Medeiros, Paulo da Silva
Orientador(a): Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Massola, Bruna Cristina Prolo
Membro da Banca: Correia, Francyele dos Santos
Resumo : O presente trabalho aborda o contexto do processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica tendo como foco o princípio pedagógico do ensino interdisciplinar e suas aplicações no ensino superior. Está baseado numa contextualização dos movimentos históricos, de concepção interdisciplinar, da relação das ciências Química e Bioquímica, e como os professores e o programa de pós-graduação desenvolvem essa concepção pedagógica no ensino superior. A metodologia aplicada à pesquisa utiliza-se da Epistemologia Qualitativa que é expressa por Rossato e Mitjáns Martínez (2018) baseada na análise construtivo-interpretativa, tendo como sujeitos de pesquisa, dois discentes do Estágio Docência do Programa de Pós-Graduação em Química e Ciências da Saúde (PPGQ e PPGCS). Os discentes responderam a um questionário composto de seis questões, as quais eram constituídas de indagações pertinentes ao ensino de Bioquímica, suas aplicações no cotidiano, no ensino superior e na sua conciliação com a interdisciplinaridade e a análise dos resultados seu deu através de nossos indicadores, ou seja, a interdisciplinaridade e a sua correlação com a Bioquímica no Ensino Superior. Os resultados analisados elucidaram como estão distribuídos a ementa da disciplina de Bioquímica nos cursos que ofertam a disciplina na UFMT campus Cuiabá, inclusive para os cursos de Química. verificou-se que a partir da interação e integração dos saberes e das concepções pedagógicas da interdisciplinaridade chegamos a vários pontos de vista, englobando muitos mais assuntos, relacionados ao cotidiano, como o processo bioquímico de desnaturação de proteínas, aos alimentos, atividade de enzimas presentes nos alimentos, do escurecimento de fruta, à saúde, contribuindo para uma construção fundamental no desenvolvimento do estudante, no qual esse compreender melhor, às questões do cotidiano, o que tange a sua formação como pessoa ativa nas suas ações e no seu fazer para com a sociedade, o espaço globalizado e o mundo.
Palavra-chave: Interdisciplinaridade
Estágio docência
Bioquímica
Ensino superior
Princípio pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: MEDEIROS, Paulo da Silva. A bioquímica no ensino superior: uma visão de sua interdisciplinaridade advinda do estágio docência. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3648
Data defesa documento: 15-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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