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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa Residência Pedagógica : os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras
Autor(es): Silva, Samara Abdel Aziz da
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Coorientador: Oliveira, Douglas Freitas de
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Oliveira, Douglas Freitas de
Membro da Banca: Pereira, Mayara Peron
Resumo : O Programa da Residência Pedagógica (PRP) visa contribuir para a formação de futuros professores, inserindo-os em contexto escolar, a fim de promover articulação entre teoria e prática. Este programa teve sua primeira versão em 2018 (Edital Capes nº 06/2018), onde o curso de Licenciatura em Química da UFMT participou com 24 (vinte e quatro) residentes e três preceptoras. O segundo edital (nº 1/2020) lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) permitiu novamente ao curso envolver outra equipe de residentes e preceptores. No entanto, esta ação coincidiu com a pandemia do COVID-19. Utilizando, portanto, o ambiente do PRP como lócus preferencial, com esta pesquisa, investigou-se os impactos da pandemia na formação docente a partir da perspectiva das preceptoras. Como uma pesquisa do tipo estudo de caso, a metodologia contou com a aplicação de um questionário virtual como instrumento de coleta de dados, com perguntas que abordaram - dentre outros aspectos - o desenvolvimento das atividades utilizando o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a saúde mental e o desempenho dos residentes no decorrer dos dezoito meses no programa, na perspectiva das preceptoras, em contexto de pandemia. As respostas foram analisadas e interpretadas à luz de alguns referenciais e da própria experiência vivenciada enquanto pesquisadora e residente no programa, a partir de uma cartografia simples. A pandemia impactou na formação docente gerando diversas lacunas formativas, tendo em vista que o desenvolvimento das atividades ficou limitado pela necessidade do distanciamento social. A falta de experiência no ambiente escolar prejudicou na construção da identidade profissional, algo que demanda a continuidade na formação docente com investimento em cursos de pós-graduação e formação continuada. Mas, por outro lado, os futuros professores aprenderam a dominar diversas ferramentas educacionais digitais, produziram vários materiais para aulas futuras e expandiram seus conhecimentos químicos e didáticos.
Palavra-chave: Residência pedagógica
Química
Pandemia
Ensino remoto de emergência
Identidade docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Samara Abdel Aziz da. Programa Residência Pedagógica: os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3651
Data defesa documento: 12-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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