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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3651
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Programa Residência Pedagógica : os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras |
Autor(es): | Silva, Samara Abdel Aziz da |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Coorientador: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Membro da Banca: | Pereira, Mayara Peron |
Resumo : | O Programa da Residência Pedagógica (PRP) visa contribuir para a formação de futuros professores, inserindo-os em contexto escolar, a fim de promover articulação entre teoria e prática. Este programa teve sua primeira versão em 2018 (Edital Capes nº 06/2018), onde o curso de Licenciatura em Química da UFMT participou com 24 (vinte e quatro) residentes e três preceptoras. O segundo edital (nº 1/2020) lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) permitiu novamente ao curso envolver outra equipe de residentes e preceptores. No entanto, esta ação coincidiu com a pandemia do COVID-19. Utilizando, portanto, o ambiente do PRP como lócus preferencial, com esta pesquisa, investigou-se os impactos da pandemia na formação docente a partir da perspectiva das preceptoras. Como uma pesquisa do tipo estudo de caso, a metodologia contou com a aplicação de um questionário virtual como instrumento de coleta de dados, com perguntas que abordaram - dentre outros aspectos - o desenvolvimento das atividades utilizando o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a saúde mental e o desempenho dos residentes no decorrer dos dezoito meses no programa, na perspectiva das preceptoras, em contexto de pandemia. As respostas foram analisadas e interpretadas à luz de alguns referenciais e da própria experiência vivenciada enquanto pesquisadora e residente no programa, a partir de uma cartografia simples. A pandemia impactou na formação docente gerando diversas lacunas formativas, tendo em vista que o desenvolvimento das atividades ficou limitado pela necessidade do distanciamento social. A falta de experiência no ambiente escolar prejudicou na construção da identidade profissional, algo que demanda a continuidade na formação docente com investimento em cursos de pós-graduação e formação continuada. Mas, por outro lado, os futuros professores aprenderam a dominar diversas ferramentas educacionais digitais, produziram vários materiais para aulas futuras e expandiram seus conhecimentos químicos e didáticos. |
Palavra-chave: | Residência pedagógica Química Pandemia Ensino remoto de emergência Identidade docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Samara Abdel Aziz da. Programa Residência Pedagógica: os impactos da pandemia na formação de professores de química na perspectiva das preceptoras. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3651 |
Data defesa documento: | 12-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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