Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3652
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cerrado na mesa : a inserção e contextualização de saberes científicos na cozinha a partir da produção de bolo de bocaiúva |
Autor(es): | Silva, Wéliton Barreto da |
Orientador(a): | Lemes, Suélem Aparecida de França |
Membro da Banca: | Lemes, Suélem Aparecida de França |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Nóbrega, Ana Paula Albonette de |
Resumo : | O presente trabalho é uma comunicação científica cujo objetivo é promover a inserção dos saberes científicos advindos dos frutos do cerrado, em especial a Acrocomia aculeata (Bocaiúva) no ensino de química, por meio de uma sequência didática focada na utilização culinária da Bocaiúva na produção de um bolo. A palmeira de A. aculeata é disseminada por todo território nacional, com ênfase nas regiões que predominam os biomas cerrado e pantanal. O fruto é considerado a parte mais importante da planta e nele está contida a polpa que é consumida principalmente in natura ou na forma de farinha, o mesocarpo ainda apresenta compostos com alta atividade antioxidante, além de ser utilizada na medicina popular, indústria cosmética e na área de alimentos. Na tentativa de promover a valorização da espécie botânica através da alfabetização científica, foi elaborada uma Sequência Didática com um conjunto de atividades educacionais com foco na inserção e contextualização de conceitos químicos presentes na produção de um bolo de Bocaiúva através da interdisciplinaridade para um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Deste modo, na pretensão de relacionar o mundo real e o sujeito, esta pesquisa concentrouse em uma abordagem de natureza qualitativa de caráter exploratório, utilizando questionário como método de coleta de dados. Os resultados indicam que o método interdisciplinar intensifica o interesse dos discentes no processo de ensino-aprendizagem das ciências, validando a proposta elaborada, à medida que o sujeito se torna o protagonista do seu próprio conhecimento através do processo de Alfabetização Científica, estabelecido por meio das relações entre o dia a dia do aluno e o conhecimento científico, utilizando-se para tal a Química presente no cotidiano, ou seja, trazendo a realidade do aluno para as salas de aula. Por fim, o bolo de Bocaiúva produzido recebeu impressões majoritariamente positivas quanto seu aroma e sabor, considerado como bom nos respectivos os aspectos. Além disso, os discentes sinalizam a possiblidade de indicação da produção para a comunidade, mesmo que não tenham interesse em preparar o bolo em casa junto da sua família. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work is a scientific communication whose objective is to promote the insertion of scientific knowledge coming from the fruits of the cerrado, in particular Acrocomia aculeata (Bocaiúva), in the teaching of chemistry, through a didactic sequence through active methodology as a generating theme: confectionery. The Bocaiúva palm is widespread throughout the national territory, with emphasis on regions that predominate in the Cerrado and Pantanal biomes. The fruit is considered the most important part of the plant and it contains the pulp that is consumed mainly in natura or in the form of flour, the mesocarp still has compounds with high antioxidant activity, in addition to being used in folk medicine, cosmetics industries and in the food area. In an attempt to promote the appreciation of the botanical species through scientific literacy, a Didactic Sequence was prepared with a set of educational activities focused on the insertion and contextualization of chemical concepts present in everyday life in the production of a Bocaiúva cake through interdisciplinarity for 1st grade students of High School. Thus, in an attempt to relate the real world and the subject, this project focused on an exploratory qualitative approach, using a questionnaire as a data collection method. The results indicate that the interdisciplinary method intensifies the interest of students in the teaching-learning process of science, validating what was proposed, as the subject becomes the protagonist of his own knowledge through the process of Scientific Literacy, established through of the relationship between the student's daily life and scientific knowledge, employing Chemistry present in everyday life, that is, bringing the student's reality to the classrooms. Thereby, the Bocaiúva cake produced received mostly positive impressions regarding its aroma and flavor, considered good in the respective aspects. Furthermore, students indicate the possibility of indicating the production to the community, even if they are not interested in preparing the cake at home with their family. |
Palavra-chave: | Alfabetização científica Bocaiúva Bolo Ciência Interdisciplinaridade Sequência didática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Scientific literacy Bocaiúva Cake Science Interdisciplinarity Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Wéliton Barreto da. Cerrado na mesa: a inserção e contextualização de saberes científicos na cozinha a partir da produção de bolo de bocaiúva. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3652 |
Data defesa documento: | 12-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Wéliton Barreto da Silva.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.