Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3653
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinética química e o novo ensino médio : uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2021
Autor(es): Andrade, Jessyca Camilo
Orientador(a): Anjos, Italo Curvelo dos
Membro da Banca: Anjos, Italo Curvelo dos
Membro da Banca: Brugnera, Michelle Fernanda
Membro da Banca: Cabral, Marília Gabriela Belarmino
Resumo : O livro didático é uma das mais antigas ferramentas utilizadas como suporte e auxílio aos docentes e discentes no ensino básico, sendo revisada e estudada constantemente para que seja aperfeiçoada. O presente trabalho tem como objetivo analisar como está sendo trabalhado o conteúdo de cinética química nos livros didáticos do PNLD 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, na qual os seguintes critérios foram avaliados: a importância e aplicação das reações químicas mencionadas, os fatores que alteram as taxas de rapidez das reações químicas, as leis de velocidade das reações químicas e o conceito de mecanismo de reação e uma visão atômico-molecular da reação química. Foram analisados quatro livros didáticos dentre os sete aprovados no PNLD 2021, os resultados apontam que quase todos os critérios são abordados, porém alguns ainda deficientes. Foi possível concluir então que o livro didático melhor preparado para trabalhar o conteúdo de cinética química é o Diálogo – Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Editora Moderna – (LD 3), uma vez que ele aborda todos critérios analisados e promove uma aprendizagem coesa.
Resumo em lingua estrangeira: The textbook is one of the oldest tools used as a support and aid to teachers and students in basic education, being constantly revised and studied in order to be perfected. The present work aims to analyze how the content of chemical kinetics is being worked on in the PNLD 2021 textbooks. It is a bibliographical, qualitative and descriptive research, in which the following criteria were evaluated: the importance and application of chemical reactions mentioned, the factors that alter the rates of speed of chemical reactions, the rate laws of chemical reactions and the concept of reaction mechanism and an atomic-molecular view of the chemical reaction. Four textbooks were analyzed among the seven approved in the PNLD 2021, the results indicate that almost all criteria are addressed, but some are still deficient. It was then possible to conclude that the textbook best prepared to work with the content of chemical kinetics is the Dialogue – Natural Sciences and their Technologies – Modern Publisher – (LD 3), since it addresses all analyzed criteria and promotes cohesive learning.
Palavra-chave: Livro didático
Ensino de química
Cinética química
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textbook
Chemistry teaching
Chemical kinetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: ANDRADE, Jessyca Camilo. Cinética química e o novo ensino médio: uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2021. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3653
Data defesa documento: 13-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Jessyca Camilo Andrade.pdf1.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.