Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3654
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experimentação no ensino de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
Autor(es): Pinto, Tais Vitória de Souza
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Silva, Álef Vinicius de Jesus
Membro da Banca: Rodrigues, João Vicente Jorge
Resumo : O presente trabalho apresenta uma abordagem dos processos de Experimentação no Ensino de Química no contexto da Revista Química Nova na Escola (QNEsc). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa busca explorar como as ideias das Experimentações no Ensino de Química vêm sendo discutidas no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na QNEsc. Desta forma, destina-se o problema da pesquisa pela seguinte questão norteadora: Como se expressa a temática Experimentação no Ensino de Química nos artigos publicados na Química Nova na Escola (QNEsc)?Na metodologia opta-se pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa Bibliográfica, na qual foram encontrados 11 artigos na referida revista, no período de 2020 e 2022, e a escolha de 06 artigos se deu a partir dos descritores: Ensino de Química, Experimentação, Aulas Experimentais no Ensino de Química para o Ensino Médio. A Pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa para análise dos registros de informações. Os resultados da pesquisa mostraram como as Aulas Experimentais voltadas para o Ensino Médio estão cada dia mais presente no cotidiano do estudante trazendo experimentos de fácil acesso e baixo custo, para que possam se interessar no seu processo de ensino. Ressalta-se que com o passar dos anos de pesquisas e estudos, as contribuições acerca dessa temática, apresenta reflexões que, explicita ou implicitamente ainda tornam a Experimentação de suma importância para a área de Ensino de Química.
Palavra-chave: Ensino de química
Experimentação
Pesquisa bibliográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: PINTO, Tais Vitória de Souza. A experimentação no ensino de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3654
Data defesa documento: 8-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Tais Vitória de Souza Pinto.pdf974.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.