Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3654
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A experimentação no ensino de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
Autor(es): | Pinto, Tais Vitória de Souza |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Silva, Álef Vinicius de Jesus |
Membro da Banca: | Rodrigues, João Vicente Jorge |
Resumo : | O presente trabalho apresenta uma abordagem dos processos de Experimentação no Ensino de Química no contexto da Revista Química Nova na Escola (QNEsc). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa busca explorar como as ideias das Experimentações no Ensino de Química vêm sendo discutidas no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na QNEsc. Desta forma, destina-se o problema da pesquisa pela seguinte questão norteadora: Como se expressa a temática Experimentação no Ensino de Química nos artigos publicados na Química Nova na Escola (QNEsc)?Na metodologia opta-se pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa Bibliográfica, na qual foram encontrados 11 artigos na referida revista, no período de 2020 e 2022, e a escolha de 06 artigos se deu a partir dos descritores: Ensino de Química, Experimentação, Aulas Experimentais no Ensino de Química para o Ensino Médio. A Pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa para análise dos registros de informações. Os resultados da pesquisa mostraram como as Aulas Experimentais voltadas para o Ensino Médio estão cada dia mais presente no cotidiano do estudante trazendo experimentos de fácil acesso e baixo custo, para que possam se interessar no seu processo de ensino. Ressalta-se que com o passar dos anos de pesquisas e estudos, as contribuições acerca dessa temática, apresenta reflexões que, explicita ou implicitamente ainda tornam a Experimentação de suma importância para a área de Ensino de Química. |
Palavra-chave: | Ensino de química Experimentação Pesquisa bibliográfica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | PINTO, Tais Vitória de Souza. A experimentação no ensino de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3654 |
Data defesa documento: | 8-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Tais Vitória de Souza Pinto.pdf | 974.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.