Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3657
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise dos conteúdos de toxicologia nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021 |
Autor(es): | Cruz, Tatiane Rodrigues de Paula da |
Orientador(a): | Pereira, Mayara Peron |
Membro da Banca: | Pereira, Mayara Peron |
Membro da Banca: | Nehme, Claudia Joseph |
Membro da Banca: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Resumo : | Os livros didáticos desempenham um papel importante no ambiente escolar porque são recursos que os professores utilizam com mais frequência ao preparar as aulas. Então, é necessário que esses livros contenham propostas didáticas que contribuam para o processo de ensino, numa perpectiva de formação para a cidadania, uma vez que esses aspectos estão em torno da ciência, educação e sociedade. Portanto, a abordagem do conteúdo de toxicologia em livros didáticos, de forma clara e objetiva, pode facilitar a melhor aplicação dos conceitos estudados à realidade dos estudantes. É importante realizar pesquisas que visem apontar como os autores desses livros abordaram essa tematica. Sendo assim, neste estudo, objetivamos avaliar a presença de conceitos de toxicologia nos livros didáticos aprovados para o Ensino Médio no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. Para isso, as sete coletâneas (com 6 volumes/cada) foram analisadas buscando descritores relacionados à toxicologia. Os assuntos que reportam aplicações sobre as áreas da toxicologia foram preferencialmente tabelas e discutidos. Os resultados deste estudo mostram que quase todos os livros analisados, exceto o volume 3 (coletânea 1) descrevem o tema de toxicologia em diferentes áreas, evidenciando que é possível trabalhar de forma ampla as áreas da toxicologia. No ensino de Química, assim como no ensino de outras disciplinas, o uso de diversas formas de apresentação é importante para melhorar a compreensão de conceitos, muitas vezes, abstratos e de difícil compreensão. Desta maneira, o PNLD buscou estalecer uma proposta interdisciplinar nos livros. Assim, pode-se dizer que o desenvolvimento do conhecimento de toxicologia dos alunos é mediado pelo livro didático e, portanto, aspectos como linguagem e contextualização, devem ser avaliados tanto na seleção, quanto na utilização de experimento deste recurso didático. |
Resumo em lingua estrangeira: | Textbooks play an important role in the school environment because they are resources that teachers use most frequently when preparing lessons. So, it is necessary that these books contain didactic proposals that contribute to the teaching process, in a perspective of training for citizenship, since these aspects are around science, education and society. Therefore, approaching the content of toxicology in textbooks, in a clear and objective way, can facilitate a better application of the studied concepts to the students' reality. It is important to carry out research that aims to point out how the authors of these books approached this theme. Therefore, in this study, we aimed to evaluate the presence of toxicology concepts in textbooks approved for high school under the 2021 National Book and Teaching Material Program (PNLD). each) were analyzed looking for descriptors related to toxicology. Subjects that report applications on the areas of toxicology were preferably tables and discussed. The results of this study show that almost all the analyzed books, except volume 3 (collection 1) describe the topic of toxicology in different areas, showing that it is possible to work broadly in the areas of toxicology. In the teaching of Chemistry, as well as in the teaching of other disciplines, the use of different forms of presentation is important to improve the understanding of concepts that are often abstract and difficult to understand. In this way, the PNLD sought to establish an interdisciplinary proposal in the books. Thus, it can be said that the development of students' knowledge of toxicology is mediated by the textbook and, therefore, aspects such as language and contextualization must be evaluated both in the selection and in the experimental use of this didactic resource. |
Palavra-chave: | Toxicologia PNLD Livros didáticos Interdisciplinalidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Toxicology PNLD Textbooks Interdisciplinarity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | CRUZ, Tatiane Rodrigues de Paula da. Análise dos conteúdos de toxicologia nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3657 |
Data defesa documento: | 9-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Tatiane Rodrigues de Paula da Cruz.pdf | 569.19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.