Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Abreu, Marcelo Augusto Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T18:21:58Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07 | - |
dc.date.available | 2023-11-28T18:21:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Marcelo Augusto Reis de. Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658 | - |
dc.description.abstract | This paper describes qualitative bibliographic research and aims to answer the research problem of what scientific production in the Química Nova na Escola (QNEsc) journal? To answer this question, it was necessary to establish 5 categories: Virtual Learning Environments (VLE), Software, Applications, Computer Modeling, and Digital Games from the survey of articles in the magazine on the theme of Digital Technologies, being approached and taken into consideration the educational and methodological aspects that were analyzed with the use of digital resources in the educational context. The results obtained highlight the importance of digital technologies for teaching chemistry, in different contents and subjects about chemistry. Growth in the publication of articles on digital technologies was observed, and the VLE category had the most published papers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-08-21T16:54:47Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marcelo Augusto Reis de Abreu.pdf: 1711361 bytes, checksum: d0712e1c59758d4fa6a71d9bd63f69cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-28T18:21:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marcelo Augusto Reis de Abreu.pdf: 1711361 bytes, checksum: d0712e1c59758d4fa6a71d9bd63f69cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-28T18:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marcelo Augusto Reis de Abreu.pdf: 1711361 bytes, checksum: d0712e1c59758d4fa6a71d9bd63f69cf (MD5) Previous issue date: 2023-06-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Irene Cristina de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638382068961952 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Marcela Marques | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5062704748108657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mello, Irene Cristina de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638382068961952 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Marcela Marques | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5062704748108657 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Douglas Freitas de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2808735190016514 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8823174410062831 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativo de cunho bibliográfico e tem por objetivo responder o problema da pesquisa sobre qual a produção científica na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Para responder essa pergunta, foram necessários estabelecer 5 categorias: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Softwares, Aplicativos, Modelagem no Computador e Jogos Digitais oriundas do levantamento dos artigos da revista sobre a temática Tecnologias Digitais, sendo abordado e levado em consideração os aspectos educacionais e metodológicos que foram analisados com o uso de recursos digitais no contexto educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância das tecnologias digitais para o ensino Química, em diferentes conteúdos e assuntos sobre a química. Foi observado um crescimento na publicação de artigos sobre a temática tecnologias digitais, sendo a categoria AVA com mais publicações de trabalhos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Revista Química Nova na Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Softwares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | New Chemistry in School Journal | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Software | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Virtual learning environment | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Marcelo Augusto Reis de Abreu.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.