Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola |
Autor(es): | Abreu, Marcelo Augusto Reis de |
Orientador(a): | Mello, Irene Cristina de |
Coorientador: | Silva, Marcela Marques |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Silva, Marcela Marques |
Membro da Banca: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Resumo : | Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativo de cunho bibliográfico e tem por objetivo responder o problema da pesquisa sobre qual a produção científica na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Para responder essa pergunta, foram necessários estabelecer 5 categorias: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Softwares, Aplicativos, Modelagem no Computador e Jogos Digitais oriundas do levantamento dos artigos da revista sobre a temática Tecnologias Digitais, sendo abordado e levado em consideração os aspectos educacionais e metodológicos que foram analisados com o uso de recursos digitais no contexto educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância das tecnologias digitais para o ensino Química, em diferentes conteúdos e assuntos sobre a química. Foi observado um crescimento na publicação de artigos sobre a temática tecnologias digitais, sendo a categoria AVA com mais publicações de trabalhos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper describes qualitative bibliographic research and aims to answer the research problem of what scientific production in the Química Nova na Escola (QNEsc) journal? To answer this question, it was necessary to establish 5 categories: Virtual Learning Environments (VLE), Software, Applications, Computer Modeling, and Digital Games from the survey of articles in the magazine on the theme of Digital Technologies, being approached and taken into consideration the educational and methodological aspects that were analyzed with the use of digital resources in the educational context. The results obtained highlight the importance of digital technologies for teaching chemistry, in different contents and subjects about chemistry. Growth in the publication of articles on digital technologies was observed, and the VLE category had the most published papers. |
Palavra-chave: | Revista Química Nova na Escola Tecnologias digitais Ensino de química Softwares Ambiente virtual de aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | New Chemistry in School Journal Digital technologies Chemistry teaching Software Virtual learning environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | ABREU, Marcelo Augusto Reis de. Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658 |
Data defesa documento: | 1-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Marcelo Augusto Reis de Abreu.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.