Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola
Autor(es): Abreu, Marcelo Augusto Reis de
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Coorientador: Silva, Marcela Marques
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Silva, Marcela Marques
Membro da Banca: Oliveira, Douglas Freitas de
Resumo : Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativo de cunho bibliográfico e tem por objetivo responder o problema da pesquisa sobre qual a produção científica na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Para responder essa pergunta, foram necessários estabelecer 5 categorias: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Softwares, Aplicativos, Modelagem no Computador e Jogos Digitais oriundas do levantamento dos artigos da revista sobre a temática Tecnologias Digitais, sendo abordado e levado em consideração os aspectos educacionais e metodológicos que foram analisados com o uso de recursos digitais no contexto educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância das tecnologias digitais para o ensino Química, em diferentes conteúdos e assuntos sobre a química. Foi observado um crescimento na publicação de artigos sobre a temática tecnologias digitais, sendo a categoria AVA com mais publicações de trabalhos.
Resumo em lingua estrangeira: This paper describes qualitative bibliographic research and aims to answer the research problem of what scientific production in the Química Nova na Escola (QNEsc) journal? To answer this question, it was necessary to establish 5 categories: Virtual Learning Environments (VLE), Software, Applications, Computer Modeling, and Digital Games from the survey of articles in the magazine on the theme of Digital Technologies, being approached and taken into consideration the educational and methodological aspects that were analyzed with the use of digital resources in the educational context. The results obtained highlight the importance of digital technologies for teaching chemistry, in different contents and subjects about chemistry. Growth in the publication of articles on digital technologies was observed, and the VLE category had the most published papers.
Palavra-chave: Revista Química Nova na Escola
Tecnologias digitais
Ensino de química
Softwares
Ambiente virtual de aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: New Chemistry in School Journal
Digital technologies
Chemistry teaching
Software
Virtual learning environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: ABREU, Marcelo Augusto Reis de. Tecnologias digitais na produção científica da revista Química Nova na Escola. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3658
Data defesa documento: 1-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Marcelo Augusto Reis de Abreu.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.