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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3659
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Identidade profissional docente e o Programa da Residência Pedagógica |
Autor(es): | Abreu, Marco Aurélio Reis de |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Coorientador: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Resumo : | A profissão docente é muito importante para a Educação do país. Contudo, ela é caracterizada, muitas vezes, por uma ideia simplista sobre o ato de ensinar e de se desenvolver profissionalmente. Por sua vez, para se tornar um profissional docente é necessário aprender a tornar-se um, e isso ocorre antes, durante e depois de sua formação, através do desenvolvimento de saberes, como os conceituais, os teóricos, os sociais etc. Neste contexto, objetivou-se compreender, nesta pesquisa, a seguinte problemática: Quais as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação docente da identidade profissional docente em Química? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica combinada com um relato reflexivo sobre a atuação deste autor no contexto da formação de professores. Além disso, foram selecionados artigos oriundos de três periódicos, a partir de etapas e critérios discutidos no capítulo de metodologia. Adotouse como principais referenciais teóricos Tardif (2002) e Garcia (1999), além da experiência do autor enquanto bolsista do referido Programa. Como resultados, obtevese quatro artigos, publicados entre 2018 e 2021. As análises fizeram emergir três categorias: a) Habilidades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica (PRP); b) Identidade docente no PRP núcleo de Química; e c) Relevância do PRP a na formação inicial. Os resultados apontaram contribuições teóricas e práticas do PRP na construção da identidade profissional docente em vários sentidos, como por exemplo, o aprimoramento de habilidades docentes iniciais e diversificação da experiência dos licenciandos, a partir da imersão longitudinal, na escola-campo ainda durante a graduação. Por fim, identificou-se possibilidades para novas investigações sobre a temática, especialmente ao considerar o contexto da construção da identidade profissional docente no âmbito do Ensino de Química. |
Resumo em lingua estrangeira: | The teaching profession is very important for the country's education. However, it is often characterized by a simplistic idea about the act of teaching and professional development. In turn, to become a professional teacher it is necessary to learn how to become one, and this happens before, during, and after their training, through the development of knowledge, such as conceptual, theoretical, social, etc. In this context, this research aimed to understand the following problem: What are the contributions of the Pedagogical Residency Program for the formation of the professional teaching identity in Chemistry? To this end, bibliographic research combined with a reflective account of this author's performance in the context of teacher education was carried out. In addition, articles from three periodicals were selected, based on the steps and criteria discussed in the methodology chapter. Tardif (2002) and Garcia (1999) were adopted as main theoretical references, in addition to the author's experience as a scholarship holder of the mentioned Program. As a result, four articles were obtained, published between 2018 and 2021. Three categories emerged from the analyses: a) Skills developed in the Pedagogical Residency Program (PRP); b) Teaching identity in the core of Chemistry PRP; and c) Relevance of the PRP in initial training. The results indicated theoretical and practical contributions of the PRP in the construction of professional teaching identity in several ways, such as, for example, the improvement of initial teaching skills and diversification of the undergraduates' experience, from the longitudinal immersion in the field school during graduation. Finally, possibilities for further research on the theme were identified, especially when considering the context of the construction of professional teaching identity in the context of Chemistry Teaching. |
Palavra-chave: | Identidade profissional docente Programa de residência pedagógica Formação de professores Ensino de química |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Professional teaching identity Pedagogical residency program Teacher training Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | ABREU, Marco Aurélio Reis de. Identidade profissional docente e o Programa da Residência Pedagógica. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3659 |
Data defesa documento: | 1-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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