Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3660
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem do conteúdo atomística nas coleções de ciências da natureza aprovadas pelo PNLD 2021 |
Autor(es): | Santos, Amanda Thayla Vieira dos |
Orientador(a): | Mello, Irene Cristina de |
Coorientador: | Silva, Marcela Marques |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Silva, Marcela Marques |
Membro da Banca: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Resumo : | Os livros didáticos desempenham um importante papel no processo de ensino e aprendizagem, pois é considerado o principal recurso didático disponível aos estudantes e professores da educação básica. Por esse motivo, eles exercem um papel determinante sobre os conteúdos abordados nas mais diversas áreas. A Lei nº 13.415 de 2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e acarretou mudanças não só no currículo do ensino médio, mas também no Programa Nacional do Livro Didático. Os livros de Química, são agora chamados de livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, pois teoricamente devem trabalhar os conhecimentos químicos de forma conjunta com as disciplinas de Física e Biologia. Dentre os conteúdos de Química, o estudo da teoria atômica é de grande relevância, uma vez que a proporciona artifícios na compreensão do comportamento da matéria de maneira geral. Como esse tema trabalha com conceitos que exigem grande capacidade de abstração, é comum os educandos apresentarem muitas dificuldades de entendimento dos fenômenos. Assim, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar o conteúdo de atomística nas coleções de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovadas pelo PNLD 2021. Os critérios de análise foram estabelecidos conforme proposta por Bardin (2011), com o propósito de investigar os conhecimentos teóricos, a abordagem histórica e a presença de obstáculos epistemológicos acerca das teorias atômicas. Os resultados indicaram que os conhecimentos teóricos dos livros foram apresentados cada um à sua maneira. Quanto a abordagem histórica não foi verificada de maneira satisfatória na maioria dos livros. A presença de obstáculos epistemológicos, principalmente os verbais, mostram que existe a necessidade de aumentar o cuidado com as analogias utilizadas nos livros, de modo a não gerar barreiras na compreensão efetiva de um determinado fenômeno químico. |
Resumo em lingua estrangeira: | Textbooks play an important role in the teaching and learning process, as they are considered the main teaching resource available to students and teachers in primary education. For this reason, they play a decisive role in the content covered in many different areas. Law nº 13,415 of 2017 amended the Law of Directives and Bases of National Education and brought about changes not only in the high school curriculum, but also in the National Textbook Program. Chemistry textbooks are now called Nature Science and their Technologies textbooks, because theoretically they should work on chemical knowledge in conjunction with the disciplines of Physics and Biology. Among the subjects of Chemistry, the study of atomic theory is of great relevance, since it provides tools for understanding the behavior of matter in general. As this theme works with concepts that require a great capacity for abstraction, it is common for students to have many difficulties in understanding the phenomenons. Thus, objective of this course completion work is to analyze the content of atomic models in the collections of Nature Science and its Technologies approved by PNLD 2021. The analysis criteria were established as proposed by Bardin (2011), in order to investigate the theoretical knowledge, the historical approach and the presence of epistemological obstacles about atomic theories. The results indicated that the theoretical knowledge of the books was presented in its own way. As for the historical approach, it was not verified in a satisfactory manner in most of the books. The presence of epistemological obstacles, especially verbal ones, show that there is a need to increase the care with the analogies used in the books, so as not to generate barriers to the effective understanding of a given chemical phenomenon. |
Palavra-chave: | Livros didáticos Modelos atômicos Obstáculos epistemológicos Ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Textbooks Teaching atomic models Epistemological obstacles High education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SANTOS, Amanda Thayla Vieira dos. Abordagem do conteúdo atomística nas coleções de ciências da natureza aprovadas pelo PNLD 2021. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3660 |
Data defesa documento: | 2-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Amanda Thayla Vieira dos Santos.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.