Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3669
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perspectivas estudantis sobre química e docência : a série Breaking Bad como (de)formadora do cenário de carreira
Autor(es): Gaudêncio, Marcelo Araujo
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Coorientador: Marques, Marcela
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Resumo : As representações simbólicas sobre a área científica Química, os profissionais que nela trabalham conjuntamente aos docentes, fazem parte do enredo narrativo do seriado Breaking Bad que, devido a sua grande fama e aclamação crítica pelo mundo, pode estar associado aos estigmas a respeito desses aspectos encontrados em percepções culturais hegemônicas; podendo até mesmo desenvolver obstáculos epistemológicos e visões que dificultam o processo científico e a decisão pelo seguimento de carreira, a partir da estética e conteúdo presentes na série. Objetiva-se então, Investigar as perspectivas estudantis sobre Química e Docência a partir da série Breaking Bad, como possível (de)formador do cenário de carreira, relacionando os dados obtidos de uma pesquisa exploratória aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio, por meio de um questionário qualitativo, com as informações identificadas em 13 cenas de uma análise documental feita da série. Os resultados analisados demonstram que produções midiáticas, como filmes e séries, ocupam o 2° lugar entre os principais contatos que os estudantes possuem com Química, sendo considerados reprodutores fiéis das temáticas e procedimentos científicos. A maioria dos estudantes investigados não demonstrou interesse em seguir a carreira científica ou docente. Os trechos dos episódios identificados possuem capacidade de construir paralelamente ao entendimento de Química, obstáculos epistemológicos e visões que dificultam a formação do espírito científico, além de uma narrativa que transmite semelhanças com os aspectos relacionados pelos discentes, tais como: professores, sendo a maioria ambiente em condições de trabalho desestimulantes com longas jornadas de serviço, remuneração moderada e destacando o magistério como uma profissão voltada às mulheres; e profissionais químicos, representados como homens dotados de uma imensa inteligência, em cargos de liderança ou em serviços individuais, trajando jalecos, trabalhando em laboratórios e manuseando vidrarias em experimentos possíveis de explodir. O estudo realizado permite afirmar que, os espaços escolares devem entender as séries televisivas como fontes válidas de pesquisa e investigação científica, promovendo discussões mediadas pelos docentes aos estudantes sobre suas percepções de mundo a partir de estereótipos ficcionais.
Palavra-chave: Química
Breaking Bad
Carreira profissional
Docência
Ensino de química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: GAUDÊNCIO, Marcelo Araujo. Perspectivas estudantis sobre química e docência: a série Breaking Bad como (de)formadora do cenário de carreira. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3669
Data defesa documento: 18-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Marcelo Araujo Gaudêncio.pdf2.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.