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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3669
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Perspectivas estudantis sobre química e docência : a série Breaking Bad como (de)formadora do cenário de carreira |
Autor(es): | Gaudêncio, Marcelo Araujo |
Orientador(a): | Mello, Irene Cristina de |
Coorientador: | Marques, Marcela |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Resumo : | As representações simbólicas sobre a área científica Química, os profissionais que nela trabalham conjuntamente aos docentes, fazem parte do enredo narrativo do seriado Breaking Bad que, devido a sua grande fama e aclamação crítica pelo mundo, pode estar associado aos estigmas a respeito desses aspectos encontrados em percepções culturais hegemônicas; podendo até mesmo desenvolver obstáculos epistemológicos e visões que dificultam o processo científico e a decisão pelo seguimento de carreira, a partir da estética e conteúdo presentes na série. Objetiva-se então, Investigar as perspectivas estudantis sobre Química e Docência a partir da série Breaking Bad, como possível (de)formador do cenário de carreira, relacionando os dados obtidos de uma pesquisa exploratória aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio, por meio de um questionário qualitativo, com as informações identificadas em 13 cenas de uma análise documental feita da série. Os resultados analisados demonstram que produções midiáticas, como filmes e séries, ocupam o 2° lugar entre os principais contatos que os estudantes possuem com Química, sendo considerados reprodutores fiéis das temáticas e procedimentos científicos. A maioria dos estudantes investigados não demonstrou interesse em seguir a carreira científica ou docente. Os trechos dos episódios identificados possuem capacidade de construir paralelamente ao entendimento de Química, obstáculos epistemológicos e visões que dificultam a formação do espírito científico, além de uma narrativa que transmite semelhanças com os aspectos relacionados pelos discentes, tais como: professores, sendo a maioria ambiente em condições de trabalho desestimulantes com longas jornadas de serviço, remuneração moderada e destacando o magistério como uma profissão voltada às mulheres; e profissionais químicos, representados como homens dotados de uma imensa inteligência, em cargos de liderança ou em serviços individuais, trajando jalecos, trabalhando em laboratórios e manuseando vidrarias em experimentos possíveis de explodir. O estudo realizado permite afirmar que, os espaços escolares devem entender as séries televisivas como fontes válidas de pesquisa e investigação científica, promovendo discussões mediadas pelos docentes aos estudantes sobre suas percepções de mundo a partir de estereótipos ficcionais. |
Palavra-chave: | Química Breaking Bad Carreira profissional Docência Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | GAUDÊNCIO, Marcelo Araujo. Perspectivas estudantis sobre química e docência: a série Breaking Bad como (de)formadora do cenário de carreira. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3669 |
Data defesa documento: | 18-Oct-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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