Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3671
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Química, a ciência que conecta conhecimentos : um estudo de caso sobre a relação entre contextos e conceitos químicos |
Autor(es): | Razini, Samara da Silva |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Coorientador: | Jacinto, Marcos José |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Siqueira, Adriano Buzutti de |
Membro da Banca: | Jacinto, Marcos José |
Resumo : | Este trabalho aborda a Química como ciência integradora, destacando seu papel essencial na busca por soluções para desafios cotidianos contemporâneos e como conexão entre diferentes áreas do conhecimento. A Química é apresentada como uma via de conscientização sobre questões sociais e ambientais. Diante do exposto, este trabalho de conclusão de curso objetiva trabalho de conclusão de curso objetiva identificar uma representação da Química a partir da conversa com estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química-UFMT, participantes de um minicurso temático. Especificamente, espera-se promover o debate quanto aos conceitos necessários à contextualização do saber químico vinculado ao minicurso, levantados por meio de roda de conversa; apresentar aos estudantes a área da Química Verde, a técnica de catálise e nanotecnologia; analisar qual a ampliação dos conhecimentos químicos dos estudantes após o minicurso. Diante das novas informações discutidas ao longo deste trabalho, fica evidente a importância da valorização da Química e seu impacto positivo na percepção dos estudantes. Através de rodas de conversa e experimentação, foi possível observar como o contato direto com a ciência e suas aplicações práticas, resultando em uma ampliação significativa de suas visões sobre o papel integrador da Química. A Química abordada viabilizou ideias, discussão de conceitos e compartilhamento de sua relevância para a sociedade. Os avanços médicos com contribuição da Química, as aplicações em áreas como sustentabilidade, energia renovável e materiais inovadores demonstram o potencial transformador da ciência Química na busca por soluções para desafios globais bem como para o ensino de conceitos químicos devidamente contextualizados, foram pontos abordados ao longo do trabalho. Diante deste contexto, a Química é apresentada como uma ciência dinâmica e integradora capaz de estimular a busca por soluções sustentáveis que se relacionam com outras disciplinas, como Biologia e Física, encontrando-se voltada para a resolução de problemas complexos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work addresses Chemistry as an integrative science, highlighting its essential role in seeking solutions to contemporary everyday challenges and as a connection between different areas of knowledge. Chemistry is presented as a means of raising awareness about social and environmental issues. In light of the above, this undergraduate thesis aims to identify a representation of Chemistry through conversations with students from the Bachelor's and Master's programs in Chemistry at UFMT, who participated in a thematic mini-course. Specifically, it aims to promote a debate on the concepts necessary for contextualizing chemical knowledge related to the mini-course, as gathered through group discussions; introduce students to the field of Green Chemistry, catalysis, and nanotechnology; and analyze the expansion of students' chemical knowledge after the mini-course.Given the new information discussed throughout this work, the importance of valuing Chemistry and its positive impact on students' perception becomes evident. Through group discussions and experimentation, it was possible to observe how direct engagement with science and its practical applications resulted in a significant broadening of their perspectives on Chemistry's integrative role. The Chemistry addressed facilitated the generation of ideas, concept discussions, and sharing of its relevance to society. Medical advancements contributed by Chemistry, applications in areas such as sustainability, renewable energy, and innovative materials demonstrate the transformative potential of Chemistry in addressing global challenges, as well as in teaching properly contextualized chemical concepts, all of which were discussed throughout the study. In this context, Chemistry is presented as a dynamic and integrative science capable of stimulating the pursuit of sustainable solutions that intersect with other disciplines, such as Biology and Physics, while focusing on solving complex problems. |
Palavra-chave: | Valorização da química Ciência interdisciplinar Ciência nanométrica Química verde Natureza do conhecimento químico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Valuing chemistry Interdisciplinary science Nanometric science Green chemistry Nature of chemical knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | RAZINI, Samara da Silva. Química, a ciência que conecta conhecimentos: um estudo de caso sobre a relação entre contextos e conceitos químicos. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3671 |
Data defesa documento: | 10-Oct-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Samara da Silva Razini.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.