Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3686
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, O |
Autor(es): | Silva, Emanuel Santos da |
Orientador(a): | Rosinke, Patrícia |
Coorientador: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Osti, Renata Zachi de |
Resumo : | O presente relato de experiência tem por objetivo discutir sobre a utilização da tecnologia na educação, mais especificamente compreender se a utilização da plataforma Phet pode favorecer o processo de aprendizagem de fração em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como base para a produção de dados a aplicação de uma sequência de atividades disponíveis na plataforma Phet e a percepção dos alunos quanto ao uso dessa ferramenta. Foi utilizado simuladores que abordam sobre frações. Observou-se que os alunos, em sua maioria, gostaram de utilizar a plataforma e que até buscaram desenvolver a cooperação ao auxiliar seus colegas. Além disso, pode-se dizer que os simuladores utilizados auxiliaram na consolidação de conhecimentos trabalhados em sala de aula. |
Resumo em lingua estrangeira: | This experience report aims to discuss the use of technology in education, more specifically to understand whether the use of the Phet platform can favor the fraction learning process in a 6th year elementary school class. It is configured as a qualitative research approach, with the basis for data production being the application of a sequence of activities available on the Phet platform and the students' perception regarding the use of this tool. Simulators that cover fractions were used. It was observed that the majority of students enjoyed using the platform and even sought to develop cooperation by helping their colleagues. Furthermore, it can be said that the simulators used helped to consolidate knowledge learned in the classroom. |
Palavra-chave: | Ensino de Matemática Educação Básica Tecnologias digitais Jogos educacionais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematics teaching Basic education Digital technologies Educational games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Química - CUS |
Referência: | SILVA, Emanuel Santos da. Uso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, O. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3686 |
Data defesa documento: | 23-Oct-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_EMANUEL SANTOS DA SILVA.pdf | 739.48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.