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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3690
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de Ciências da Natureza na educação inclusiva : um olhar para o transtorno do Espectro Autista |
Autor(es): | Martins, Adriane dos Santos |
Orientador(a): | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jean Reinildes |
Resumo : | A discussão sobre a Educação Inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Em particular, o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista vem aumentando e a escola necessita incluir esse grupo de alunos de forma adequada e efetiva. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo promover discussões sobre a Educação Inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista e a inserção do ensino de Ciências da Natureza. O problema de investigação que se buscou responder no decorrer do estudo é: “Como se apresentam as discussões sobre Educação Inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista envolvendo, nesse contexto, a abordagem do ensino de Ciências da Natureza?”. O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico e bibliográfico. Além de abordar discussões e contribuições teóricas e documentais sobre a Educação Inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscou-se identificar e conhecer produções científicas voltadas para alunos com TEA na área de Ciências da Natureza (anos finais do Ensino Fundamental e ensino de Física no Ensino Médio). A revisão bibliográfica foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em Periódicos da área de Ensino e de Educação Especial, no período de 2018 a 2022. De acordo com a pesquisa, destaca-se a importância da família no processo de descoberta do transtorno e o quanto a participação dos pais é essencial para a evolução dos alunos no âmbito escolar; além da contribuição do professor no processo de inclusão de alunos autistas no ensino regular. De modo geral, a investigação bibliográfica identificou poucos trabalhos relacionados ao ensino de Física para alunos autistas. Nessa perspectiva, os resultados remetem a necessidade de mais estudos e recursos a fim de ampliar as possibilidades de ensino e o desenvolvimento de habilidades como um todo para alunos com TEA. |
Resumo em lingua estrangeira: | The discussion about Inclusive Education for students with special educational needs in the regular education system has grown significantly in recent years. In particular, the number of people diagnosed with Autism Spectrum Disorder has been increasing and schools need to include this group of students appropriately and effectively. Given this, the present study aimed to promote discussions about Inclusive Education and Autism Spectrum Disorder and the inclusion of Natural Sciences teaching. The research problem that we sought to answer during the study is: “How are discussions about Inclusive Education and Autism Spectrum Disorder presented, involving, in this context, the approach to teaching Natural Sciences?”. The work is qualitative research, of a theoretical and bibliographic nature. In addition to addressing discussions and theoretical and documentary contributions on Inclusive Education and Autism Spectrum Disorder (ASD), we sought to identify and learn about scientific productions aimed at students with ASD in the area of Natural Sciences (final years of Elementary School and teaching Physics in High School). The bibliographical review was carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in Journals in the area of Teaching and Special Education, from 2018 to 2022. According to the research, it was highlighted that whether the importance of the family in the process of discovering the disorder and how much parental participation is essential for the progress of students at school; in addition to the teacher's contribution to the process of including autistic students in regular education. In general, the bibliographical investigation identified few works related to teaching Physics to autistic students. From this perspective, the results highlight the need for more studies and resources in order to expand teaching possibilities and the development of skills as a whole for students with ASD. |
Palavra-chave: | Educação Inclusiva Ensino de Ciências Ensino de Física Transtorno do Espectro Autista |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Inclusive Education Science teaching Teaching Physics Autism Spectrum Disorder |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Física - CUS |
Referência: | MARTINS, Adriane dos Santos. Ensino de Ciências da Natureza na educação inclusiva: um olhar para o transtorno do Espectro Autista. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3690 |
Data defesa documento: | 3-Nov-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
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