Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Gabriela Mattos de-
dc.date.accessioned2023-12-18T20:36:16Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-12-18T20:36:16Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Mattos de. Estudo comparativo sobre as redes de computadores atuais e a viabilidade dessas tecnologias no ambiente educacional. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3746-
dc.description.abstractNowadays, internet connectivity is fundamental in various contexts. The COVID-19 pandemic, has brought significant changes in companies, schools and people’s daily lives. This has brought about changes in the educational sphere, in the post-pandemic world, schools and universities began to develop more activities that need greater connectivity. In the case of the Federal University of Mato Grosso, for example, classes since then have worked in hybrid format in some courses, so some students are taking class in their first time online and in their second time face-to-face. With this, often students don’t find within schools or universities a connectivity that allows them to stay online to do some homework, so they need to find alternatives to stay online to do this homework’s, so they need to find alternatives to be able to develop them This work aims to present the main computer networks present in the market and evaluate in which situations each of these Technologies becomes the best option for use. In addition, make a survey of its mains characteristics, economic aspects, installation, transmission rate, security and connectivity. Finally, compare these technologies and demonstrate which would be the most appropriate networks following criteria and parameters of this work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-09-26T15:55:37Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Gabriela Mattos de Souza.pdf: 977944 bytes, checksum: fa1d44ff5471dd2185fb5b91c1c35847 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-12-18T20:36:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Gabriela Mattos de Souza.pdf: 977944 bytes, checksum: fa1d44ff5471dd2185fb5b91c1c35847 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-18T20:36:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Gabriela Mattos de Souza.pdf: 977944 bytes, checksum: fa1d44ff5471dd2185fb5b91c1c35847 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo comparativo sobre as redes de computadores atuais e a viabilidade dessas tecnologias no ambiente educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Saulo Roberto Sodré dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190190325125183pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Saulo Roberto Sodré dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190190325125183pt_BR
dc.contributor.referee2Fantin, Camila dos Anjos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0874039793786096pt_BR
dc.contributor.referee3Zattar, Haroldo Benedito Tadeu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2039871642254009pt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais, a conectividade com a internet é fundamental em diversos contextos. A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas nas empresas, escolas e no cotidiano das pessoas. Isso acarretou mudanças no âmbito educacional, no mundo pós pandemia, as escolas e universidades passaram a desenvolver mais atividades que necessitam de conectividade maior. No caso da Universidade Federal de Mato Grosso, por exemplo, as aulas desde então, têm funcionado em formato híbrido em alguns cursos, assim alguns estudantes estão tendo aulas no 1º horário online e no 2º horário presencial. Com isso, muitas vezes os alunos não encontram dentro das escolas ou universidades uma conectividade que possibilitem eles ficarem no local para realizar tais atividades, assim eles necessitam encontrar alternativas para conseguir desenvolvê-las. Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais redes de computadores presentes no mercado e avaliar em quais situações cada uma dessas tecnologias torna-se a melhor opção de utilização. Além disso, fazer um levantamento das suas principais características, aspectos econômicos, instalação, taxa de transmissão, segurança e conectividade. Por fim, comparar essas tecnologias e demonstrar quais seriam as redes mais adequadas seguindo critérios e parâmetros deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétrica - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.keywordInformática na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordRede de computadorespt_BR
dc.subject.keywordPower line comunicationpt_BR
dc.subject.keywordTecnologias de rede educacionaispt_BR
dc.subject.keywordWi-fipt_BR
dc.subject.keyword2Informatics in educationpt_BR
dc.subject.keyword2Computer networkspt_BR
dc.subject.keyword2Educational network technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Power line comunicationpt_BR
dc.subject.keyword2Wi-fipt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Gabriela Mattos de Souza.pdf955.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.