Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Maria Beatriz de Almeida-
dc.date.accessioned2023-12-20T14:52:44Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-12-20T14:52:44Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationCASTRO, Maria Beatriz de Almeida. Análise de perdas técnicas e carregamento dos transformadores do sistema de distribuição da UFMT após a inserção de veículos elétricos. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3760-
dc.description.abstractWith the increase in the Greenhouse Effect in recent years, the need to reduce the gases that cause this phenomenon, such as carbon dioxide, has become fundamental. One of the alternatives found to slow down the emission of Greenhouse Gases are Electric Vehicles. However, this technology, which is on the rise, in connection with the power grid, generates impacts on it. In this way, it becomes essential to study this topic with regard to the distribution system for the prevention and mitigation of casualties in the electrical network. In this context, the main objective of this work is to analyze the technical losses and charging of transformers in the distribution system of the Federal University of Mato Grosso after the insertion of charging points for electric vehicles on the campus, through simulations with OpenDSS software. This project analyzes six scenarios, in which each scenario considers a percentage of penetration of electric cars in the university's distribution system considering a period of one day of analysis, therefore, in 24 hours. In this way, investigating the impacts on the Electricity Quality according to the Electricity Distribution Procedures in the National Electricity System.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-10-02T13:25:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maria Beatriz de Almeida Castro.pdf: 1041528 bytes, checksum: 4fbdfb7995e787cf08c5c80542b4b159 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-12-20T14:52:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maria Beatriz de Almeida Castro.pdf: 1041528 bytes, checksum: 4fbdfb7995e787cf08c5c80542b4b159 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T14:52:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maria Beatriz de Almeida Castro.pdf: 1041528 bytes, checksum: 4fbdfb7995e787cf08c5c80542b4b159 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de perdas técnicas e carregamento dos transformadores do sistema de distribuição da UFMT após a inserção de veículos elétricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fantin, Camila dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0874039793786096pt_BR
dc.contributor.referee1Fantin, Camila dos Anjos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0874039793786096pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Joelma Sebastiana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720622355113972pt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.description.resumoCom o aumento do Efeito Estufa nos últimos anos, a necessidade de redução dos gases causadores deste fenômeno, como o dióxido de carbono, tornou-se fundamental. Uma das alternativas encontradas para abrandar a emissão de Gases de Efeito Estufa, são os Veículos Elétricos. No entanto, essa tecnologia, que está em ascensão, em conexão com a rede elétrica, gera impactos na mesma. Desta forma, torna-se essencial o estudo desse tema ao que tange o sistema de distribuição para prevenção e mitigação de eventualidades na rede elétrica. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar as perdas técnicas e carregamento dos transformadores no sistema de distribuição da Universidade Federal de Mato Grosso após a inserção de pontos de carregamento de veículos elétricos no campus, por meio de simulações com o software OpenDSS. Este projeto analisa seis cenários, em que cada cenário considera um percentual de penetração de automóveis elétricos no sistema de distribuição da universidade considerando um período de um dia de análise, logo, em 24 horas. Desta forma, investigando os impactos na Qualidade de Energia Elétrica segundo o Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétrica - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.keywordVeículos elétricospt_BR
dc.subject.keywordPerdas técnicaspt_BR
dc.subject.keywordOpenDSSpt_BR
dc.subject.keyword2Electric vehiclespt_BR
dc.subject.keyword2Electrical losspt_BR
dc.subject.keyword2OpenDSSpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Maria Beatriz de Almeida Castro.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.