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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3760
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de perdas técnicas e carregamento dos transformadores do sistema de distribuição da UFMT após a inserção de veículos elétricos |
Autor(es): | Castro, Maria Beatriz de Almeida |
Orientador(a): | Fantin, Camila dos Anjos |
Membro da Banca: | Fantin, Camila dos Anjos |
Membro da Banca: | Azevedo, Joelma Sebastiana de |
Membro da Banca: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Resumo : | Com o aumento do Efeito Estufa nos últimos anos, a necessidade de redução dos gases causadores deste fenômeno, como o dióxido de carbono, tornou-se fundamental. Uma das alternativas encontradas para abrandar a emissão de Gases de Efeito Estufa, são os Veículos Elétricos. No entanto, essa tecnologia, que está em ascensão, em conexão com a rede elétrica, gera impactos na mesma. Desta forma, torna-se essencial o estudo desse tema ao que tange o sistema de distribuição para prevenção e mitigação de eventualidades na rede elétrica. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar as perdas técnicas e carregamento dos transformadores no sistema de distribuição da Universidade Federal de Mato Grosso após a inserção de pontos de carregamento de veículos elétricos no campus, por meio de simulações com o software OpenDSS. Este projeto analisa seis cenários, em que cada cenário considera um percentual de penetração de automóveis elétricos no sistema de distribuição da universidade considerando um período de um dia de análise, logo, em 24 horas. Desta forma, investigando os impactos na Qualidade de Energia Elétrica segundo o Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional. |
Resumo em lingua estrangeira: | With the increase in the Greenhouse Effect in recent years, the need to reduce the gases that cause this phenomenon, such as carbon dioxide, has become fundamental. One of the alternatives found to slow down the emission of Greenhouse Gases are Electric Vehicles. However, this technology, which is on the rise, in connection with the power grid, generates impacts on it. In this way, it becomes essential to study this topic with regard to the distribution system for the prevention and mitigation of casualties in the electrical network. In this context, the main objective of this work is to analyze the technical losses and charging of transformers in the distribution system of the Federal University of Mato Grosso after the insertion of charging points for electric vehicles on the campus, through simulations with OpenDSS software. This project analyzes six scenarios, in which each scenario considers a percentage of penetration of electric cars in the university's distribution system considering a period of one day of analysis, therefore, in 24 hours. In this way, investigating the impacts on the Electricity Quality according to the Electricity Distribution Procedures in the National Electricity System. |
Palavra-chave: | Veículos elétricos Perdas técnicas OpenDSS |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Electric vehicles Electrical loss OpenDSS |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) |
Programa: | Engenharia Elétrica - CUC |
Referência: | CASTRO, Maria Beatriz de Almeida. Análise de perdas técnicas e carregamento dos transformadores do sistema de distribuição da UFMT após a inserção de veículos elétricos. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3760 |
Data defesa documento: | 19-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Elétrica |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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