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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de construção interpretativa e gestual da regência na Abertura ISSA : um estudo de caso
Autor(es): Guedes, Emanuelle Sampaio
Orientador(a): Pereira, Flávia Vieira
Membro da Banca: Pereira, Flávia Vieira
Membro da Banca: Victorio, Roberto Pinto
Membro da Banca: Santos, Rita de Cássia Domingues dos
Resumo : Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios encontrados pelo regente na Abertura ISSA, apontando a influência do pós-minimalismo do compositor Gilberto Mendes na composição gestual e assim, explicar e justificar as técnicas utilizadas para construção gestual do regente. Ele é fundamentado na experiência de preparação, montagem e performance da Abertura ISSA com a Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Mato Grosso (2018). O estudo tem seu ponto de partida na contextualização da obra e análise da peça, como subsídio para o planejamento de ensaios, adaptação instrumental e construção gestual da peça. Buscaremos enfatizar os aspectos principais no que tange a construção do gesto do regente para a Abertura ISSA sob a perspectiva de uma orquestra acadêmica, bem como os principais desafios na sua montagem com a OCAM-UFMT e resultados metodológicos, e desta forma colaborar para com o campo de estudo da regência orquestral, bem como para a futuras montagens desta peça.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to reflect on the challenges encountered by the conductor at the Overture to ISSA, which influences the post-minimalism of the composer Gilberto Mendes in the gestural composition, and thus, explain and justify the techniques used for the conductor's gestural construction. It is based on the experience of preparation, mounting and performance of the ISSA Opening with the Chamber Orchestra of the Federal University of Mato Grosso (2018). The study has its starting point in the context of the work and analysis of the piece, as a subsidy for the planning of rehearsals, instrumental adaptation and gestural construction of the piece. We will seek to emphasize the main aspects regarding the construction of the conductor's gesture for the Overture to ISSA from the perspective of an academic orchestra, as well as the main challenges in its assembly with OCAM-UFMT and methodological results, and in this way collaborate with the field of study of orchestral conducting, as well as for future assemblies of this piece.
Palavra-chave: Regência
Abertura ISSA
Gilberto Mendes
Orquestra acadêmica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Conducting
Overture to ISSA
Gilberto Mendes
Academic orchestra
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Música - CUC - Bacharelado
Referência: GUEDES, Emanuelle Sampaio. O processo de construção interpretativa e gestual da regência na Abertura ISSA: um estudo de caso. 2021. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Bacharelado – Habilitação em Regência) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3778
Data defesa documento: 28-Mai-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Música - Bacharelado

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