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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3778
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de construção interpretativa e gestual da regência na Abertura ISSA : um estudo de caso |
Autor(es): | Guedes, Emanuelle Sampaio |
Orientador(a): | Pereira, Flávia Vieira |
Membro da Banca: | Pereira, Flávia Vieira |
Membro da Banca: | Victorio, Roberto Pinto |
Membro da Banca: | Santos, Rita de Cássia Domingues dos |
Resumo : | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios encontrados pelo regente na Abertura ISSA, apontando a influência do pós-minimalismo do compositor Gilberto Mendes na composição gestual e assim, explicar e justificar as técnicas utilizadas para construção gestual do regente. Ele é fundamentado na experiência de preparação, montagem e performance da Abertura ISSA com a Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Mato Grosso (2018). O estudo tem seu ponto de partida na contextualização da obra e análise da peça, como subsídio para o planejamento de ensaios, adaptação instrumental e construção gestual da peça. Buscaremos enfatizar os aspectos principais no que tange a construção do gesto do regente para a Abertura ISSA sob a perspectiva de uma orquestra acadêmica, bem como os principais desafios na sua montagem com a OCAM-UFMT e resultados metodológicos, e desta forma colaborar para com o campo de estudo da regência orquestral, bem como para a futuras montagens desta peça. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to reflect on the challenges encountered by the conductor at the Overture to ISSA, which influences the post-minimalism of the composer Gilberto Mendes in the gestural composition, and thus, explain and justify the techniques used for the conductor's gestural construction. It is based on the experience of preparation, mounting and performance of the ISSA Opening with the Chamber Orchestra of the Federal University of Mato Grosso (2018). The study has its starting point in the context of the work and analysis of the piece, as a subsidy for the planning of rehearsals, instrumental adaptation and gestural construction of the piece. We will seek to emphasize the main aspects regarding the construction of the conductor's gesture for the Overture to ISSA from the perspective of an academic orchestra, as well as the main challenges in its assembly with OCAM-UFMT and methodological results, and in this way collaborate with the field of study of orchestral conducting, as well as for future assemblies of this piece. |
Palavra-chave: | Regência Abertura ISSA Gilberto Mendes Orquestra acadêmica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Conducting Overture to ISSA Gilberto Mendes Academic orchestra |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Curso: | Música - CUC - Bacharelado |
Referência: | GUEDES, Emanuelle Sampaio. O processo de construção interpretativa e gestual da regência na Abertura ISSA: um estudo de caso. 2021. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Bacharelado – Habilitação em Regência) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3778 |
Data defesa documento: | 28-Mai-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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