Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
Autor(es): Mendes, Andréia Cardoso
Orientador(a): Almeida, Euziclei Gonzaga de
Coorientador: Silva Júnior, Aurélio Rosa da
Membro da Banca: Almeida, Euziclei Gonzaga de
Membro da Banca: Silva Júnior, Aurélio Rosa da
Resumo : A Microbiologia tem se mostrado cada vez mais relacionada com questões multidisciplinares como a saúde, higiene e meio ambiente, ultrapassando os limites do ensino superior e dos laboratórios, porém, os microrganismos surgem na ementa do ensino fundamental e médio apenas como agentes causadores de doenças. Para mudar essa visão, é necessário utilizar metodologias visando estimular o caráter científico e crítico do aluno. As atividades práticas são essenciais para o estímulo à aprendizagem de microbiologia, sendo apontadas como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e participação ativa dos alunos. As novas mídias educacionais associadas ao planejamento para execução de ações simples no cotidiano devem fazer parte da vida da escola. A relação teoria-prática constitui-se como pano de fundo dos recursos entendidos como estratégia de ensino-aprendizagem em uma perspectiva educacional significativa e articulada com o mundo do trabalho. Assim, pode-se inferir que o planejamento pedagógico é de suma importância na escolha de abordagens metodológicas para o ensino de microbiologia.
Resumo em lingua estrangeira: Microbiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology.
Palavra-chave: Educação básica
Práticas pedagógicas
Ensino de ciências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Basic education
Pedagogical practices
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Microbiologia - CUC
Referência: MENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
Data defesa documento: 16-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Microbiologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2016_Andréia Cardoso Mendes.pdf428.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.