Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
Autor(es): Oliveira, Keullen Eloianna da Silva
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Rodrigues, Geralda Fatima de Souza
Membro da Banca: Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Resumo : Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras CUA/UFMT, refletindo sobre a relação dessas disciplinas com a formação inicial dos estudantes de Letras e, a partir disso, apresentar o relato de experiência de uma Estagiária. Dessa maneira, os principais autores e documentos balizadores do estudo foram: Bernardete A Gatti (2014); Eliana Alves Pereira Leite et al (2018); Patrícia Cristina Albieri de Almeida; Jefferson Biajone (2007); o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/CUA/UFMT (2023-2031). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Pelos estudos e reflexões realizados, pode-se compreender que as disciplinas de Estágio, dentro do Curso de Letras do CUA/UFMT têm uma importância fundamental na formação dos futuros professores de Língua Portuguesa e de Literatura, pois possibilita vivências no contexto escolar e o aprofundamento da relação teoria-prática em sua formação inicial.
Palavra-chave: Curso de Letras
Formação Docente
Estágio Curricular Supervisionado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: OLIVEIRA, Keullen Eloianna da Silva. A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária. 2023. 18 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799
Data defesa documento: 6-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Keullen Eloianna da Silva Oliveira.pdf208.13 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.