Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária |
Autor(es): | Oliveira, Keullen Eloianna da Silva |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Rodrigues, Geralda Fatima de Souza |
Membro da Banca: | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Resumo : | Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras CUA/UFMT, refletindo sobre a relação dessas disciplinas com a formação inicial dos estudantes de Letras e, a partir disso, apresentar o relato de experiência de uma Estagiária. Dessa maneira, os principais autores e documentos balizadores do estudo foram: Bernardete A Gatti (2014); Eliana Alves Pereira Leite et al (2018); Patrícia Cristina Albieri de Almeida; Jefferson Biajone (2007); o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/CUA/UFMT (2023-2031). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Pelos estudos e reflexões realizados, pode-se compreender que as disciplinas de Estágio, dentro do Curso de Letras do CUA/UFMT têm uma importância fundamental na formação dos futuros professores de Língua Portuguesa e de Literatura, pois possibilita vivências no contexto escolar e o aprofundamento da relação teoria-prática em sua formação inicial. |
Palavra-chave: | Curso de Letras Formação Docente Estágio Curricular Supervisionado |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | OLIVEIRA, Keullen Eloianna da Silva. A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária. 2023. 18 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799 |
Data defesa documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Keullen Eloianna da Silva Oliveira.pdf | 208.13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.