Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Rayanne Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-01-03T11:56:11Z-
dc.date.available2023-12-08-
dc.date.available2024-01-03T11:56:11Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationSOUSA, Rayanne Ribeiro de. A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão. 2023. 14 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3801-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-01-03T11:43:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Rayanne Ribeiro de Sousa.pdf: 463819 bytes, checksum: 349737e943bc77d60e5e8d2a360c7635 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-01-03T11:56:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Rayanne Ribeiro de Sousa.pdf: 463819 bytes, checksum: 349737e943bc77d60e5e8d2a360c7635 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-03T11:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Rayanne Ribeiro de Sousa.pdf: 463819 bytes, checksum: 349737e943bc77d60e5e8d2a360c7635 (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0384456596458203pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema os Saberes Docentes e a Profissão Docente. Para discutir esse assunto, foram realizados estudos sobre “ser Professor” e, a partir dai, sobre alguns saberes que constituem a docência. Para isso, os principais autores utilizados foram os seguintes: Gatti (2014); Leite (2018); Almeida (2007); Mendes e Baccon (2015); Nunes e Fernandes (2001); Neto e Da Conceição Costa (2016); Cunha (2007) e Vasconcelos (2000). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa foi baseada nas considerações de Appolinário (2006, p. 70) sob as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, é uma pesquisa básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão de alguns saberes docentes que compõem essa profissão; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Após a realização deste estudo, compreende-se que os “saberes docentes” fazem parte da constituição diária dos Professores e se modificam, renovam, fortalecem, a partir das mudanças que ocorrem na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordSaberes Docentespt_BR
dc.subject.keywordProfissão Docentept_BR
dc.subject.keywordFormação de Professorespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Rayanne Ribeiro de Sousa.pdf452.95 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.