Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3802
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contar histórias: a “velha arte” que ainda é “tão atual” na constituição de sujeitos leitores
Autor(es): Oliveira, Rita de Cássia Victor de
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Melo, Karla Daniela de Almeida
Resumo : Este estudo tem como objetivo fazer algumas reflexões, a partir dos estudos de alguns autores, sobre a Arte de Contar Histórias e algumas de suas contribuições para a formação de leitores. No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade e uma pesquisa básica; b) quanto ao tipo/profundidade é um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados é uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, tratase de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Os principais autores que balizaram este estudo são: Amorim (2001); Azevedo (2004); Fernandes e Oliveira (2010); Dantas (2019); Da Silva (2017); De Lima e Dos Santos Oliveira (2022); De Sousa e Bernardino (2011) e Brito e Silva (2022). Pelos estudos, pode-se entender que a história da literatura se mescla com a história da humanidade. Podemos afirmar que a literatura é instrumento de educação e formação do indivíduo. Literatura é arte feita pelas palavras. Por meio dela podemos nos expressar, sentir, discutir situações da sociedade, ou simplesmente nos divertir. Por ser importante para a construção dos indivíduos, e por ser instrumento de transformação social, daí a importância da contação de histórias para a formação do leitor. A história é capaz de trabalhar as emoções, o conhecimento em todas as áreas, valores, respeito, enfim uma infinidade conhecimentos que são capazes de influir numa mudança não só pessoal, mas também social. Além de cumprir seu principal objetivo que é despertar o gosto pela leitura.
Palavra-chave: Literatura
Literatura Infantojuvenil
Contação de Histórias
Formação do Leitor
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: OLIVEIRA, Rita De Cássia Victor de. Contar histórias: a “velha arte” que ainda é “tão atual” na constituição de sujeitos leitores. 2023. 24 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3802
Data defesa documento: 6-Jun-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Rita de Cassia Victor de Oliveira.pdf549.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.