Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3807
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia: análise a partir da produção do relatório discente
Autor(es): Andrade, Lucelia Duarte de Oliveira
Orientador(a): Zucherato, Bruno
Membro da Banca: Zucherato, Bruno
Membro da Banca: Souza, Lilian Aparecida de
Membro da Banca: Souza, Laila Raissa Pereira Morais de
Resumo : A pesquisa intitulada de “A importância do Estágio Supervisionado para a formação do professor de Geografia: Análise a partir da produção do relatório discente”, refere-se a uma análise do próprio Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório da pesquisadora, em formação pela Universidade Federal de Mato Grosso –Campus Araguaia. Com objetivo de realizar através de uma análise teórica de cunho bibliográfico, que intenta demonstrar o quão importante é o Estágio Supervisionado na formação inicial do Professor de Geografia, e que é caracterizado, segundo o PPC (2018, p. 189) como sendo um “complemento a formação dos futuros professores de Geografia em seu desenvolvimento e autonomia profissional (...) oportunizando atividades de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de exercício da docência, da pesquisa e da extensão em instituições educacionais da Educação Básica.”Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, na qual a coleta dos dados forafeita a partir do próprio Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório da própria pesquisadora. Os relatórios analisados foram lavrados nas atividades de Estágio dos anos de 2020, 2021 e 2022,como também de outros recursos complementares do curso de Licenciatura em Geografia oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia. A pesquisa apoiou-se nas legislações vigentes para a licenciatura e Diretrizes para a Geografia, como também em teóricos pesquisadores do mesmo tema.A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado é uma das formas de contato que o licenciando do curso de Geografia tem com a futura profissão, elevando a importância dessa experiência em que teoria e prática poderá ser experimentado na práxis docente.
Resumo em lingua estrangeira: The research entitled "The importance of the Supervised Internship for the formation of the geography teacher: Analysis from the production of the student report", refers to an analysis of the researcher's own Mandatory Supervised Internship Report, in training at the Federal University of Mato Grosso – Campus Araguaia. In order to carry out, through a theoretical analysis of a bibliographic nature, which intends to demonstrate how important the Supervised Internship is in the initial formation of the Geography Teacher, and which is characterized, according to the PPC (2018, p. 189) as being a “complement the formation of future Geography teachers in their development and professional autonomy (...) providing opportunities for social, cultural and professional learning, provided to the student by participating in real situations of teaching, research and extension in educational institutions of the Basic education." This research has a qualitative character, in which data were collected from the researcher's own Mandatory Supervised Internship Report. The analyzed reports were drawn up in the Internship activities of the years 2020, 2021 and 2022, as well as other complementary resources of the Degree in Geography offered by the Federal University of Mato Grosso - Campus Araguaia. The research was based on the current legislation for the degree and Guidelines for Geography, as well as on theoretical researchers of the same theme. The discipline of Supervised Curricular Internship is one of the forms of contact that the graduate of the Geography course has with the future profession, raising the importance of this experience in which theory and practice can be experienced in teaching practice.
Palavra-chave: Formação Docente
Estágio Supervisionado Obrigatório
Licenciatura em Geografia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher Training
Mandatory Supervised Internship
Degree in Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Geografia - CUA
Referência: ANDRADE, Lucelia Duarte de Oliveira. A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia: análise a partir da produção do relatório discente. 2023. 51 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3807
Data defesa documento: 23-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Geografia - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Lucelia Duarte de Oliveira Andrade.pdf564.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.