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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3808
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Material didático de geografia e educação ambiental: análise de Apostilas do Ensino Fundamental do Sistema Estruturado de Mato Grosso |
Autor(es): | Silva, Paula Letícia da Costa |
Orientador(a): | Albuquerque, Bruna Henrique |
Membro da Banca: | Albuquerque, Bruna Henrique |
Membro da Banca: | Ortelani, Mariana Prudenciatto |
Membro da Banca: | Souza, Lilian Aparecida de |
Resumo : | A Educação Ambiental surge em um contexto da demanda de uma mudança de paradigmas em relação a preservação do meio ambiente, inserindo-se como Tema Transversal no currículo escolar brasileiro, sendo a Geografia uma das disciplinas da educação básica que apresenta temas associados ao meio ambiente. Com isso, os recursos para o ensino de Geografia, sobretudo os livros e apostilas didáticas, passam a abordar esses conteúdos incluindo o objetivo de se formar uma consciência ambiental nos estudantes. Assim, surge a necessidade de analisar os conteúdos inseridos nos materiais didáticos, para compreendermos a dimensão que estes conteúdos têm sido abordados. No ano de 2021, o estado de Mato Grosso implementou um Sistema Estruturado, estimulando apenas a sua utilização em sala de aula, fazendo com que esse material se tornasse o principal recurso dos professores. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos ambientais da apostila do 6° ano do Ensino Fundamental do Sistema Estruturado implementado pelo estado de Mato Grosso. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, visando primeiramente compreender a relação entre Educação Ambiental e o Ensino de Geografia, compreender o processo de implementação do sistema de ensino comparando-o com a Política Nacional do Livro Didático. Em seguida, selecionou-se a apostila do 6°ano de Geografia por esta concentrar conteúdos ambientais, como mudanças climáticas e os recursos hídricos e, por fim, realizou-se análise com base em Pontuschka et.al (2009), Ribeiro (2008) e Bardin (1977). O trabalho está estruturado em dois capítulos. No primeiro buscou-se inicialmente apresentar um diálogo sobre a Geografia enquanto disciplina escolar e a sua relação com a Educação Ambiental. No segundo capítulo, aborda-se primeiramente como se deu o processo de implementação do Sistema Estruturado de Ensino no Estado de Mato Grosso. Dessa forma, este trabalho pode servir como encaminhamento para outras pesquisas, visto que se trata de um tema atual e pouco debatido na comunidade acadêmica. |
Resumo em lingua estrangeira: | Environmental Education arises in a context of demand for a change of paradigms about the preservation of the environment, inserting itself as a Transversal Theme in the Brazilian school curriculum, with Geography being one of the disciplines of basic education that presents themes associated with the environment. With this, resources for teaching Geography, especially books and didactic handouts, begin to address these contents, including the objective of forming environmental awareness in students. Thus, the need arises to analyze the contents inserted in the didactic materials, to understand the dimension that these contents have been visualized. In 2021, the state of Mato Grosso implemented a Structured System, encouraging only its use in the classroom, making this material the main resource for teachers. Thus, the present work aims to analyze the environmental contents of the textbook for the 6th year of Elementary School of the Structured System implemented by the state of Mato Grosso. For this, bibliographical research was carried out, seeking to understand the relationship between Environmental Education and the Teaching of Geography and to understand the process of implementation of the teaching system comparing it with the National Policy of the Textbook. Then, the 6th year Geography textbook was selected for this environmental content, such as climate change and water resources, and, finally, an analysis was carried out based on Pontuschka et.al (2009), Ribeiro (2008) and Bardin (1977). The work is guaranteed in two chapters. First, we initially sought to present a dialogue about Geography as a school subject and its relationship with Environmental Education. The second chapter discusses how the implementation process of the Structured Teaching System in the State of Mato Grosso took place. In this way, this work can serve as a referral for other research, since it is a current topic and little debated in the academic community. |
Palavra-chave: | Ensino de Geografia Sistema Estruturado Livro Didático Material Didático Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Geography Teaching Structured System Didactic Book Didactic Material Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Geografia - CUA |
Referência: | SILVA, Paula Leticia da Costa. Material didático de geografia e educação ambiental: análise de Apostilas do Ensino Fundamental do Sistema Estruturado de Mato Grosso. 2023. 54 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3808 |
Data defesa documento: | 19-Mai-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Geografia - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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