Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Farah, Brenda Montes Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T14:29:03Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-02-09T14:29:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
dc.identifier.citation | FARAH, Brenda Montes Cardoso. Análise da viabilidade técnica e econômica para implantação de ônibus elétrico em Cuiabá com base em dados e experiências similares em outras cidades. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3880 | - |
dc.description.abstract | In the face of decarbonization policies, electric vehicle electrification takes center stage as a more sustainable alternative compared to conventional combustion vehicles. The city of Cuiabá was selected as one of the host cities for the 2014 FIFA World Cup, triggering the incomplete construction of the Light Rail Transit (LRT) system. Subsequently, approval was granted for the Electric Bus Rapid Transit (BRT) project by the State Government of Mato Grosso. This article focuses on the assessment of the technical and economic feasibility of replacing dieselpowered buses with battery electric buses. The results highlight a promising shift toward electric vehicles, despite initial challenges such as high capital costs (CAPEX) and limited technology adoption in the country. The analysis reveals a 19.17% lower total cost of ownership (TCO) compared to the diesel mode, due to long-term reduction in operational expenses (OPEX). Financial indicators related to the investment point to a financially viable replacement, with a payback period of 7 years. Furthermore, the incorporation of photovoltaic energy for fleet charging proves to be a relevant and effective strategy, promoting sustainability and efficiency in public transportation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-12-13T14:20:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Brenda Montes Cardoso Farah.pdf: 844206 bytes, checksum: 989c0838f694f4cad03b65eed5ee13dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-09T14:29:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Brenda Montes Cardoso Farah.pdf: 844206 bytes, checksum: 989c0838f694f4cad03b65eed5ee13dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-09T14:29:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Brenda Montes Cardoso Farah.pdf: 844206 bytes, checksum: 989c0838f694f4cad03b65eed5ee13dc (MD5) Previous issue date: 2023-10-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da viabilidade técnica e econômica para implantação de ônibus elétrico em Cuiabá com base em dados e experiências similares em outras cidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bonaldo, Jakson Paulo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5264723435201040 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bonaldo, Jakson Paulo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5264723435201040 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fantin, Camila dos Anjos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0874039793786096 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Roberto Perillo Barbosa da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1900487771676227 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1314751964995433 | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante das políticas de descarbonização, a eletrificação veicular assume protagonismo como uma alternativa mais sustentável em comparação aos veículos convencionais de combustão. A cidade de Cuiabá foi selecionada como uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, desencadeando a construção incompleta do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Subsequentemente veio a aprovação do projeto do Ônibus de Trânsito Rápido (em inglês, BRT – Bus Rapid Transit), o qual será movido à eletricidade e foi proposto pelo Governo Estadual do Mato Grosso. Este artigo se concentra na avaliação da viabilidade técnica e econômica da substituição de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos com baterias. Os resultados destacam uma transição promissora para os veículos elétricos, apesar dos desafios iniciais, como os custos de capital (CAPEX) elevados e a limitada adoção da tecnologia no país. A análise revela um custo total de propriedade (TCO) 19,17% menor em comparação com o modal a diesel, devido à redução das despesas operacionais (OPEX) a longo prazo. Os indicadores financeiros acerca do investimento apontaram uma substituição financeiramente viável, apresentando um payback de 7 anos. Além disso, a incorporação de energia fotovoltaica para recarga da frota revela-se uma estratégia pertinente e eficaz, promovendo a sustentabilidade e eficiência no transporte público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia solar fotovoltaica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de viabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores financeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ônibus elétrico | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Electric bus | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Feasibility study | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Financial indicators | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Photovoltaic solar energy | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Elétrica |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Brenda Montes Cardoso Farah.pdf | 824.42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.