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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da viabilidade técnica e econômica para implantação de ônibus elétrico em Cuiabá com base em dados e experiências similares em outras cidades
Autor(es): Farah, Brenda Montes Cardoso
Orientador(a): Bonaldo, Jakson Paulo
Membro da Banca: Bonaldo, Jakson Paulo
Membro da Banca: Fantin, Camila dos Anjos
Membro da Banca: Silva, Roberto Perillo Barbosa da
Resumo : Diante das políticas de descarbonização, a eletrificação veicular assume protagonismo como uma alternativa mais sustentável em comparação aos veículos convencionais de combustão. A cidade de Cuiabá foi selecionada como uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, desencadeando a construção incompleta do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Subsequentemente veio a aprovação do projeto do Ônibus de Trânsito Rápido (em inglês, BRT – Bus Rapid Transit), o qual será movido à eletricidade e foi proposto pelo Governo Estadual do Mato Grosso. Este artigo se concentra na avaliação da viabilidade técnica e econômica da substituição de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos com baterias. Os resultados destacam uma transição promissora para os veículos elétricos, apesar dos desafios iniciais, como os custos de capital (CAPEX) elevados e a limitada adoção da tecnologia no país. A análise revela um custo total de propriedade (TCO) 19,17% menor em comparação com o modal a diesel, devido à redução das despesas operacionais (OPEX) a longo prazo. Os indicadores financeiros acerca do investimento apontaram uma substituição financeiramente viável, apresentando um payback de 7 anos. Além disso, a incorporação de energia fotovoltaica para recarga da frota revela-se uma estratégia pertinente e eficaz, promovendo a sustentabilidade e eficiência no transporte público.
Resumo em lingua estrangeira: In the face of decarbonization policies, electric vehicle electrification takes center stage as a more sustainable alternative compared to conventional combustion vehicles. The city of Cuiabá was selected as one of the host cities for the 2014 FIFA World Cup, triggering the incomplete construction of the Light Rail Transit (LRT) system. Subsequently, approval was granted for the Electric Bus Rapid Transit (BRT) project by the State Government of Mato Grosso. This article focuses on the assessment of the technical and economic feasibility of replacing dieselpowered buses with battery electric buses. The results highlight a promising shift toward electric vehicles, despite initial challenges such as high capital costs (CAPEX) and limited technology adoption in the country. The analysis reveals a 19.17% lower total cost of ownership (TCO) compared to the diesel mode, due to long-term reduction in operational expenses (OPEX). Financial indicators related to the investment point to a financially viable replacement, with a payback period of 7 years. Furthermore, the incorporation of photovoltaic energy for fleet charging proves to be a relevant and effective strategy, promoting sustainability and efficiency in public transportation.
Palavra-chave: Energia solar fotovoltaica
Estudo de viabilidade
Indicadores financeiros
Ônibus elétrico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Electric bus
Feasibility study
Financial indicators
Photovoltaic solar energy
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Curso: Engenharia Elétrica - CUC
Referência: FARAH, Brenda Montes Cardoso. Análise da viabilidade técnica e econômica para implantação de ônibus elétrico em Cuiabá com base em dados e experiências similares em outras cidades. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3880
Data defesa documento: 19-Out-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Elétrica

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