Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3886
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Termotolerância e bem-estar de poedeiras suplementadas com ginseng criadas em clima quente
Autor(es): Domingues, Lucinara de Sousa
Orientador(a): Lima, Heder José D'Avila
Coorientador: Morais, Marcos Vinícius Martins
Membro da Banca: Lima, Heder José D'Avila
Membro da Banca: Morais, Marcos Vinícius Martins
Membro da Banca: Franzo, Vanessa Sobue
Resumo : Objetivou-se com este estudo, avaliar a influência da suplementação de ginseng (Panax Ginseng C. A. Meyer) na dieta de galinhas poedeiras criadas em clima quente em dois sistemas de produção, sobre a resposta termorregulatória, comportamento e bem-estar animal. Foram utilizadas 144 galinhas poedeiras (Hisex Brown) distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 2, com os fatores: suplementação de ginseng em pó (0 e 125 mg/kg de ginseng) e sistemas de produção (alojamento em gaiolas e sistema cage-free), totalizando quatro tratamentos, seis repetições com seis aves por unidade experimental. Foram avaliados a resposta termorregulatória, comportamento das aves, escore de empenamento e frequência de lesões. Os níveis de ginseng na dieta exerceram efeitos sobre a temperatura média superficial e temperatura média corporal no período da manhã (P<0,05). Houve efeito do sistema de alojamento sobre os parâmetros temperatura retal, corporal e superficial em ambos os períodos avaliados (P<0,05). Os resultados de perda de calor por radiação, convecção e perda de calor total foram inferiores para as aves que foram suplementadas com 125 mg/kg de ginseng na dieta (P>0,05). A suplementação de ginseng e os sistemas de alojamento influenciaram a expressão de comportamentos (P>0,05). Houve influência da suplementação de ginseng e os sistemas de alojamento sobre a porcentagem de escore de lesão 0 e 1 do dorso (P>0,05). Houve efeito da suplementação de ginseng e os sistemas de alojamento sobre o escore de empenamento do dorso e da asa (P>0,05). O sistema de alojamento em cage-free proporciona maior bem-estar e conforto térmico de galinhas poedeiras criadas em clima quente nos dois sistemas de criação avaliados bem como a suplementação de 125 mg/kg de ginseng (Panax Ginseng C. A. Meyer) melhorou a resposta termorregulatória, comportamento e bem-estar.
Palavra-chave: Calor
Comportamento
Escore
Estresse térmico
Panax Ginseng C.
A. Meyer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Curso: Zootecnia - CUC
Referência: DOMINGUES, Lucinara de Sousa. Termotolerância e bem-estar de poedeiras suplementadas com ginseng criadas em clima quente. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3886
Data defesa documento: 18-Mai-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Lucinara de Sousa Domingues.pdf1.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.