Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3944
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Da escola para a revista: uma análise das abordagens pedagógicas em publicações sobre ensino de genética
Autor(es): Silva, Carolina Rodrigues da
Orientador(a): Abril, Vanessa Veltrini
Membro da Banca: Abril, Vanessa Veltrini
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Pignati, Marina Teófilo
Resumo : O presente trabalho teve o objetivo de analisar abordagens de ensino de genética no contexto do ensino fundamental e médio, por meio de propostas e experiências de sala de aula publicadas na Revista Genética na Escola. Esse tipo de pesquisa é necessário, pois existem vários aspectos que dificultam o ensino de genética nas escolas brasileiras, entre eles o escasso uso de abordagens inovadoras que não se prendam ao ensino tradicional. Selecionamos 99 artigos que descrevem propostas e experiências de sala de aula, por meio de uma revisão das publicações na revista Genética na Escola (volume 01 até o volume 18). Classificamos os artigos nas categorias de concepções de ensino: “Ensino técnico” (57% dos artigos), “Ensino prático” (30% dos artigos) e “Ensino crítico/emancipatório” (12% dos artigos). Encontramos 14 (quatorze) tipos de abordagens de ensino diferentes: jogo didático, simulação, investigação, modelo didático, experimento, filme, ferramenta online, teatro científico, história narrada, vídeo e folder, história em quadrinho, projeto interdisciplinar, estudo de caso e sala de aula invertida. A maioria das abordagens de ensino da revista são desenvolvidas com concepções de “Ensino técnico” promovendo prioritariamente a fixação do conteúdo, nos levando a refletir sobre a importância de incentivar o uso de metodologias inovadoras como as apresentadas na categoria de concepções de “Ensino crítico/emancipatório”.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to analyze approaches to teaching genetics in the context of primary and secondary education, through proposals and classroom experiences published in Revista Genética na Escola. This type of research is necessary, as there are several aspects that hinder the teaching of genetics in Brazilian schools, including the scarce use of innovative approaches that are not tied to traditional teaching. We selected 99 articles that describe classroom proposals and experiences, through a review of publications in the magazine Genética na Escola (volume 01 to volume 18). We classified the articles in the categories of teaching concepts: “Technical teaching” (57% of the articles), “Practical teaching” (30% of the articles) and “Critical/emancipatory teaching” (12% of the articles). we found 14 (fourteen) types of different teaching approaches: didactic game, simulation, investigation, didactic model, experiment, film, online tool, scientific theater, narrated story, video and folder, comic book, interdisciplinary project, case study and Flipped classroom. Most of the magazine's teaching approaches are developed with concepts of "Technical teaching" primarily promoting the fixation of content, leading us to reflect on the importance of encouraging the use of innovative methodologies such as those developed in the category of concepts of "Critical teaching / emancipatory”.
Palavra-chave: ensino de Biologia
estratégias de ensino
ensino básico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Biology teaching
teaching strategies
basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: SILVA, Carolina Rodrigues da. Da escola para a revista: uma análise das abordagens pedagógicas em publicações sobre ensino de genética. 2023. 42 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3944
Data defesa documento: 25-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Carolina Rodrigues da Silva.pdf834.01 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.