Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3946
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vegetação lenhosa em formações florestais e savânicas no Parque Estadual da Serra Azul, Barra do Garças - MT
Autor(es): Almeida, Taianny Rayssa Oliveira
Orientador(a): Lacerda, Maryland Sanchez
Membro da Banca: Lacerda, Maryland Sanchez
Membro da Banca: Justo, Cristina Filomena
Membro da Banca: Pedroni, Fernando
Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar fitossociologicamente a vegetação arbórea em 10 ha de Cerrado no Módulo (tipo PELD: Projetos Ecológicos De Longa Duração) segundo protocolo do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Rede ComCerrado no Parque Estadual da Serra Azul (PESA) que ocupa uma área de 11.002 ha, localizado no município de Barra do Garças, MT. O módulo PESA possui dez parcelas de 1 ha cada, medindo 250 m de comprimento e no máximo 40 m de largura. Todas as parcelas foram instaladas seguindo curvas de nível a partir do ponto inicial de cada uma delas. Para amostrar as espécies arbóreas foi utilizada a faixa com largura de 40 m (20 m para cada lado da linha central da parcela). As plantas foram medidas e as coletas botânicas foram incorporadas ao acervo do Herbário do Campus Universitário do Araguaia. Foram incluídos 7.292 indivíduos distribuídos em 222 espécies e 57 famílias. Das 10 parcelas, oito representam as fitofisionomias Cerrado sentido restrito e Cerrado típico com diferentes densidades arbóreas (345 a 1461 ind.ha-1 ), enquanto duas parcelas representam Mata de galeria (684 ind.ha-1 ) e Mata Semidecídua (586 ind.ha-1 ). Nas parcelas de Cerrado, a altura variou de 1,0 a 13,0 m, enquanto nas matas, entre 2,2 a 25,0 m. As amostras de Cerrado apresentaram menor riqueza florística (29 a 71 espécies) em relação às matas (92 a 94 espécies). Na amostragem geral, as famílias mais ricas foram Fabaceae (34 espécies), Myrtaceae (23), Annonaceae e Melastomataceae (9 cada). Nas parcelas de Cerrado, as espécies mais importantes foram Qualea parviflora, Kielmeyera coriacea, Byrsonima pachyphylla, Pouteria ramiflora e Myrcia lanuginosa e nas matas, Licaria sp., Coussarea hydrangeifolia, Aspidosperma subincanum, Cryptocarya moschata e Ecclinusa ramiflora que apresentaram os maiores IVIs. No módulo PESA, as fitofisionomias mais comuns foram as de baixa densidade de elementos lenhosos.
Resumo em lingua estrangeira: O presente estudo tem como objetivo analisar fitossociologicamente a vegetação arbórea em 10 ha de Cerrado no Módulo (tipo PELD: Projetos Ecológicos De Longa Duração) segundo protocolo do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Rede ComCerrado no Parque Estadual da Serra Azul (PESA) que ocupa uma área de 11.002 ha, localizado no município de Barra do Garças, MT. O módulo PESA possui dez parcelas de 1 ha cada, medindo 250 m de comprimento e no máximo 40 m de largura. Todas as parcelas foram instaladas seguindo curvas de nível a partir do ponto inicial de cada uma delas. Para amostrar as espécies arbóreas foi utilizada a faixa com largura de 40 m (20 m para cada lado da linha central da parcela). As plantas foram medidas e as coletas botânicas foram incorporadas ao acervo do Herbário do Campus Universitário do Araguaia. Foram incluídos 7.292 indivíduos distribuídos em 222 espécies e 57 famílias. Das 10 parcelas, oito representam as fitofisionomias Cerrado sentido restrito e Cerrado típico com diferentes densidades arbóreas (345 a 1461 ind.ha-1 ), enquanto duas parcelas representam Mata de galeria (684 ind.ha-1 ) e Mata Semidecídua (586 ind.ha-1 ). Nas parcelas de Cerrado, a altura variou de 1,0 a 13,0 m, enquanto nas matas, entre 2,2 a 25,0 m. As amostras de Cerrado apresentaram menor riqueza florística (29 a 71 espécies) em relação às matas (92 a 94 espécies). Na amostragem geral, as famílias mais ricas foram Fabaceae (34 espécies), Myrtaceae (23), Annonaceae e Melastomataceae (9 cada). Nas parcelas de Cerrado, as espécies mais importantes foram Qualea parviflora, Kielmeyera coriacea, Byrsonima pachyphylla, Pouteria ramiflora e Myrcia lanuginosa e nas matas, Licaria sp., Coussarea hydrangeifolia, Aspidosperma subincanum, Cryptocarya moschata e Ecclinusa ramiflora que apresentaram os maiores IVIs. No módulo PESA, as fitofisionomias mais comuns foram as de baixa densidade de elementos lenhosos.
Palavra-chave: lenhosas
protocolo de amostragem
fitossociologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: woody
sampling protocol
phytosociology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: LMEIDA, Taianny Rayssa Oliveira. Vegetação lenhosa em formações florestais e savânicas no Parque Estadual da Serra Azul, Barra do Garças - MT. 2023. 70 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3946
Data defesa documento: 30-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Taianny Rayssa Oliveira Almeida.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.